Projetos de pesquisa

Minha pesquisa é em sedimentologia de depósitos fluviais e na relação entre tectônica e sedimentação, baseada predominantemente em dados obtidos em campo. Tenho estudado depósitos fluviais de idade cretácica (145 M.a. a 66 M.a.) no sertão da Bahia (Nordeste do Brasil), depósitos fluviais do Neógeno ao Quaternário (23 M.a. ao recente), assim como sistemas fluviais ativos na Amazônia.

Atualmente tenho concentrado esforços na aquisição de fotos com drones para construção e extração de dados a partir de modelos tridimensionais de exposições rochosas e de depósitos sedimentares recentes. Os resultados relacionadas à essa abordagem apresentam grande potencial para estudos de análogos de reservatórios subterrâneos de água, petróleo e gás.

Também tenho estudado sistemas fluviais pré-Cambrianos (mais velhos que 542 M.a.), principalmente na Chapada Diamantina, BA, e sucessões sedimentares neoproterozoicas (542 M.a. a 1000 M.a.), principalmente na Faixa Paraguai, que contam a história do surgimento da vida pluricelular no planeta Terra, marcado naquele tempo por características ambientais extremas.

Use os links dos números de processos vigentes e anteriores para navegar pelo registro dos projetos de pesquisa na Biblioteca Virtual da FAPESP, onde é possível encontrar os resumos, listas de pesquisadores e instituições participantes e publicações resultantes dos projetos de pesquisa financiados pela FAPESP.