Reunião – 30/3/2015

PAUTA – É PROIBIDO FUMAR NO CENTRO ACADÊMICO?

A presença de indivíduos fumando dentro da sala do centro acadêmico, gerou uma situação de desconforto entre alguns alunos. Sabe-se que existe uma lei que proíbe fumar em locais fechados, com ressalvas em áreas destinadas a essa finalidade, com ventilação adequada etc. No entanto, a lei nem sempre condiz com a realidade e em sua maioria não é construída com junto à população. Portanto, acredita-se que a proibição muitas vezes não é o melhor caminho.

O espaço físico do CAT é de acesso público, e muito importante que pessoas usufruam desse espaço e o ocupem de fato para fazer o que lhe é conveniente. É inevitável ter controle de quem fuma ou não lá dentro, por isso apela-se para o bom senso de cada um para não fumar caso tenham pessoas dentro do CAT que não fumam, trata-se muito mais de uma questão de respeito ao próximo do que em obedecer regras impostas.

Alguns alunos que estão incomodados com tal situação, ou até mesmo os que ‘sensacionalizaram’ os fatos (seja qual for o motivo pra isso), não estiveram presentes na reunião. Portanto, o CAT receberá sugestões e alternativas por meio das redes sociais e principalmente pessoalmente com qualquer um dos membros.

Precisamos que os assuntos do interesses coletivos sejam discutidos e conversados, e não simplesmente determinados através de um cartaz ou em uma reunião com pouquíssimas pessoas. Precisamos determinar práticas com a presença do diálogo, e não foi em vão que o homo sapiens levou milhões de anos para desenvolver a capacidade da fala para interagir com indivíduos de mesma espécie (e até com outras…).

Outras pautas:

  • Analisar a possibilidade de criar um centro cultural no campus limeira, com atividades como dança, teatro, aulas de instrumentos, etc, no qual, alunos da FT, FCA e Cotil possam participar, além da comunidade de Limeira, o que caracterizaria as atividades como projeto de extensão universitária.