Disciplinas

Código Disciplina
CET 0901 Circuitos Eletrônicos Aplicados a Mecatrônica
CET 0902 Sensores Atuadores e Sistemas Controle Discreto
CET 0903 Projeto Auxiliado por Computador
CET 0904 Eletrônica Embarcada com Microcontroladores
CET 0905 Mecatrônica Aplicada
CET 0906 Automação de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
CET 0907 Sistemas Supervisórios e Redes de Comunicação Industrial
CET 0908 Robótica Industrial
CET 0909 Sistemas de Visão
CET 0910 Sistema de Controle Inteligente
CET 0911 Gestão de Empresas
CET 0912 Trabalho de Conclusão de Curso

Detalhamento:

  • Circuitos Eletrônicos Aplicados a Mecatrônica

Ementa: Amplificadores Operacionais. Amplificador de Instrumentação. Condicionamento de Sinais Analógicos para instrumentação. Conversores A/D e D/A. Conceitos de Eletrônica de Potência. Análise de Ruídos. Reguladores de Tensão. Circuitos práticos.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Sensores Atuadores e Sistemas Discretos

Ementa: Conceitos de transdutores. Sensores e suas curvas de comportamento. Linguagem de descrição de processos Grafcet.Controladores lógico programáveis. Linguagem Ladder. Aplicações.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Projeto Auxiliado por Computador

Ementa: Introdução ao uso de programa de desenho e projeto assistido por computador: origem, histórico. Aplicações em desenhos e detalhamentos de elementos de máquinas. Origem do desenho e projeto assistido por computador. Introdução ao software Solid Works. Inserção de forças e movimento em aplicações de mecatrônica usando o software Solid Works. Projetos automotivos e aeronáuticos usando o software Solid Works.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Eletrônica Embarcada em Microcontroladores

Ementa: Arquitetura de microcontroladores modernos. Programação de alto nível e desempenho de microcontroladores. Contadores e Temporizadores. Subrotinas. Interrupções. PWM. Comunicações. Aplicações e projetos de mecatrônica usando microcontroladores.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Mecatrônica Aplicada

Ementa: Fundamentos básicos da Engenharia de Controle e Automação. Sistemas de produção e automação de sistemas. Automação do suporte à manufatura. Automação da manufatura e de processos industriais. Sistemas e conceitos. Hierarquia e integração de sistemas. Estudo de casos de processos e de manufatura.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Automação de Sistemas Hidráulico e Pneumáticos

Ementa: Sistemas Fluidos. Bombas, válvulas, motores, reguladores, filtros e atuadores. Circuitos eletro-hidráulicos. Circuitos eletropneumáticos. Técnicas de projeto. Projeto e simulação de sistemas eletropneumáticos.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Sistemas Supervisórios e Redes de Comunicação Industrial

Ementa: Sistema Supervisório. Aplicações usando Supervisório CODESYS. Revisão dos conceitos do modelo OSI da ISO (camadas físicas e de enlace). Estudo das camadas superiores (rede até aplicação) com ênfase no modelo MiniMAP. Modelos IEEE padronizados (divisões MAC e LLC): IEEE 802.2, 802.4, 802.11, etc. Organização dos principais barramentos de campo abertos: Profibus, Foundation Fieldbus, PROFINET, ETHERCAT  e CAN (DeviceNet e CANOpen). Apresentação prática de funcionamento.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Robótica Industrial

Ementa: Classificação e aplicação de robôs na indústria: AGVs e manipuladores. Composição geral de robôs manipuladores. Cinemática Direta e método Denavit-Hartenberg. Cinemática inversa. Velocidades e forças com Jacobianos. Geração de trajetórias. Controle e programação de robôs manipuladores.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Sistemas de Visão

Ementa: Inter-relacionamento entre visão computacional, computação gráfica e processamento de imagens. Visão computacional: baixo nível e alto nível. Detecção e descrição de arestas, regiões e contornos. Segmentação de imagens. Reconstrução de estrutura 3-D a partir de sombreamento, estéreo, estéreo fotogramétrico e movimento. Estimação do fluxo ótico. Casamento de imagens estéreo e em seqüência. Calibração de câmeras. Fusão de sensores para sistemas de visão. Fluxo de informação em sistemas de controle baseados em visão. Análise de propagação de erros. Visão ativa. Validação de sistemas de controle baseados em visão. Problemas reais e soluções viáveis em projeto de sistemas de controle baseados em visão.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Sistema de Controle Inteligente

Ementa: Agentes Inteligentes; Conhecimento; Representação do Conhecimento; Sistemas Inteligentes; Sistemas Especialistas; Buscas;Otimização; Métodos Modernos. Revisão da Teoria de Conjuntos; Conjuntos Nebulosos; Funções de Pertinência; Fuzzyficação; Regras Nebulosas; Defuzzyficação; Controle Nebuloso; Classificação Através de Conjuntos Nebulosos. Introdução às Redes Neurais; Topologia de Redes Neurais; Representação de Conhecimento em Redes Neurais; Modelos Biológicos; Redes tipo Percéptron; Algoritmo LMS; Algoritmo de Retropropagação; Mapas Auto-organizáveis; Computação e Algoritmos Evolutivos. Aplicações de controle inteligente em problemas reais.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Gestão de Empresas

Ementa: Empreendedorismo e tipo psicológico do empreendedor. Gestão da Inovação e sustentabilidade. Análise estratégica. Fatores críticos de sucesso e vantagem competitiva. Análise de cenários, técnicas de mercado para novos produtos. Análise financeira de investimento e formação de preço de venda. Composição de plano de negócios.

Carga Horária: 32 horas/aula

  • Trabalho de Conclusão de Curso

Ementa: Apresentar subsídios teórico-metodológicos que contribuem para a compreensão da Ciência, seu Método e sua evolução histórica. Concepção do projeto de um produto ou serviço na área de Controle e Automação. Proposta de mudança organizacional, (re-) modelagem e implantação de processos, planejamento de um sistema de automação de uma corporação.

Carga Horária: 48 horas/aula