Programação – 2020

Programação

Dia 20/08 (Quinta-Feira) 

Horário Título Autor
9:00 Abertura

Ensino em EAD – Algumas sugestões de como executá-la na prática

Prof. Renan Edgard Brito de Lima (ITA)
10:00  Intervalo
10:15-10:45 Avaliações – Sistemas de Proctoring,  Prof. Marco Antonio G. Carvalho (FT/GGTE)
10:45-11:15 Experiência com avaliações individualizadas usando o Google Forms e o Google Sheet Prof. Leandro Ronchini Ximenes (FT)
12:00 Almoço
14:00-15:00 Ensino centrado no aluno: é possível? Prof. Clovis Martins Costa (Centro Universitário de Jaguariúna)
15:15-15:35

Seminários transformados em fóruns de discussão – relato de experiência na pós-graduação

Prof. André F. de Angelis (FT)
15:35-15:55 Atividades Progressivas no Moodle Prof. Vitor R. Coluci (FT)
16:00-16:30 Apresentação musical: Canto Gregoriano   Prof. Luis Fernando de Ávila (FT)

RESUMOS

Ensino em EAD – Algumas sugestões de como executá-la na prática.

Prof. Renan Edgard Brito de Lima (ITA) [Veja aqui o Canal de Matemática Universitária do Prof. Renan]

Nesta palestra, relatarei a experiência que o ITA teve com o ensino remoto, incluindo a minha experiência na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias.Falarei de algumas sugestões, mas que podem fazer toda a diferença. Se o tempo da palestra permitir, faço um convite aos Professores em utilizar, futuramente, a Sala de Aula Invertida no ensino.

Ensino centrado no aluno: é possível?

Prof. Clovis Martins Costa (Centro Universitário de Jaguariúna) [Veja aqui dissertação do Prof. Costa sobre aprendizagem centrada na pessoa]

A proposta é apresentar, de forma objetiva, Carl Rogers e os fundamentos para a aprendizagem centrada no estudante. As possibilidades de facilitar o processo de aprender e suas múltiplas dificuldades serão objeto de reflexão frente a práticas atualmente sugeridas como solução para antigos problemas na relação entre professor e alunos.

Avaliações – Sistemas de Proctoring, Prof. Marco Antonio G. Carvalho (FT/GGTE)

As avaliações da aprendizagem no mundo remoto se tornaram comuns e abriram discussões diversas sobre qualidade do próprio instrumento avaliativo e de como aplicá-lo com segurança de modo a preservar as regras de individualidade de sua execução, por exemplo. Nesta apresentação serão discutidos os sistemas de proctoring, manual e automático, suas características e limitações.

Experiência com avaliações individualizadas usando o Google Forms e o Google Sheet, Prof. Leandro Ronchini Ximenes (FT)

Durante o ano de 2019, um projeto SAE/BAS foi desenvolvido por alunos da Engenharia de Telecomunicações para a criação de plataforma online de avaliação individualizada, utilizando ferramentas do Google Forms e do Google Sheets. A ideia foi de criar avaliações baseadas em um banco de exercícios de múltipla escolha, com correção automática pela plataforma. A novidade nesta plataforma foi de propor aos exercícios enunciados suscetíveis a variáveis aleatórias, sendo possível fazer com que cada estudante recebesse uma avaliação única e individual. Desta forma, caberia ao aluno encontrar as soluções para os exercícios de forma individualizada, utilizando as formas que ele bem entender, dentro de eventuais outros critérios estabelecidos pelo docente. Portanto, este tipo de avaliação privilegiaria não somente o conhecimento teórico em si na disciplinas, mas as habilidades de pesquisa para busca de soluções, dependendo da complexidade do exercício. Esta apresentação trará relato da experiência do uso da plataforma aplicada à disciplina TT609 – Sistemas de Telecomunicações.

Seminários transformados em fóruns de discussão – relato de experiência na pós-graduação, Prof. André F. de Angelis (FT)

Esse é um relato de experiências da disciplina Tecnologias emergentes: dilemas, riscos e desafios, da pós-graduação da Faculdade de Tecnologia, no primeiro semestre de 2020. Nessa disciplina, são usados seminários para incentivar e organizar discussões temáticas mas, nesse período, com as aulas remotas, esta atividade foi substituída por fóruns de discussão online. Cada seminário presencial foi substituído por uma discussão de três dias num fórum específico onde os alunos postavam material inicial para guiar o tema e em seguida acompanhavam a discussão com os colegas durante o período. As postagens inclui o textos áudios vídeos e hiperlinks. O resultado foi surpreendente pois as discussões caminharam muito bem e com muito mais profundidade do que o usual, visto que havia a oportunidade de cada um pesquisar e se aprofundar no tema. Alguns alunos reportaram que o tipo de atividade lhes favoreceu, já que não se sentem bem em apresentar em público. Dadas essas considerações, prevê-se o uso dessa metodologia em futuros oferecimentos das disciplinas de graduação e pós-graduação que envolvam seminários.

Atividades Progressivas no Moodle, Prof. Vitor R. Coluci (FT)

Relato o uso de atividades progressivas na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Essas atividades foram disponibilizadas no ambiente Moodle e poderiam ser feitas pelos alunos de forma assíncrona, quantas vezes fossem necessárias. O requisito era que o aluno só poderia realizar a atividade seguinte se uma nota mínima fosse obtida na atividade atual. O intuito dessas atividades foi de aplicar a estratégia do Mastering Learning. Apresentarei alguns dados de como foram essas atividades e propostas de como usá-las na disciplina de Laboratório de Física.