O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é o principal órgão de apoio e assistência estudantil na Unicamp. Seus programas visam garantir a permanência estudantil a partir de diferentes programas. O SAE também oferece atendimentos individuais e coletivos, como palestras, oficinas e cursos.

O atendimento aos estudantes é realizado em três áreas: Área Social, com atividades desenvolvidas pela equipe de serviço social; Área acadêmica, englobando atividades da orientação educacional, orientação jurídica e estágios; e Ações culturais.

SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social do SAE é composto por uma equipe de assistentes sociais que atende alunos com diferentes perfis socioeconômicos. Atua diretamente nos processos seletivos de calouros e veteranos, que envolvem recepção e orientação social, conferência de documentação, entrevistas individuais, realização de visitas domiciliares, análise socioeconômico do aluno, ou intervem em qualquer situação que possa dificultar a sua adaptação na universidade, também é realizado o acompanhamento social com o objetivo de diminuir a evasão escolar.

Também, através do Serviço Social, o aluno é acolhido em situações emergenciais de sua vida com a Bolsa Emergência, independente de Processo Seletivo, após entrevista. O Serviço Social dispõe de Postos de Atendimento na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)­.

Para ser atendido em Limeira, na Faculdade de Tecnologia pela assistente social Patricia Cilene Gilberti, você deve entrar em contato pelo e-mail: postosae@unicamp.br. No assunto informe a sua Unidade de ensino (FT) e no corpo de e-mail, seu nome, RA, curso e demanda.


PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

O SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) é o órgão da UNICAMP responsável por dar apoio e assistência aos estudantes que apresentem
dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade.
Site:  https://www.sae.unicamp.br/

BOLSAS:
As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados.

BOLSA AUXÍLIO-SOCIAL (BAS):
A bolsa auxílio social é destinada a alunos de graduação, o critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, por meio de participação no Processo Seletivo Anual, os alunos contemplados terão seus nomes divulgados em lista onde se segue a renda per capita da família como Índice para classificação. Esta bolsa oferece além do valor financeiro, acesso gratuito ao restaurante universitário. Necessário cumprir 10h/sem.

BOLSA ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE (BAT):
Destinada a alunos da graduação e pós-graduação, independentemente de seu ano de ingresso. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, os alunos são contemplados de acordo com a urgência da situação financeira de seu grupo familiar. A avaliação social e a seleção dos contemplados é feita pelo Serviço Social do SAE, mediante apresentação da documentação e entrevista com uma assistente social.

BOLSA EMERGÊNCIA:
Esta bolsa atende alunos que passam por dificuldades econômicas emergenciais, e a partir da análise da assistente social, o valor recebido pode ser entre 400 a 850 reais, apenas uma vez ao ano, Atenção! ingresso na universidade não é entendido como uma emergência. Principais causas: Doença, Morte ou desemprego

BOLSA AUXÍLIO MORADIA (BAM):
Destinada aos alunos dos campi de Limeira (FT – Faculdade de Tecnologia e FCA – Faculdade de Ciências Aplicadas) e Piracicaba (FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba) para auxílio Moradia.

BOLSA AUXÍLIO INSTALAÇÃO:
Destinada ao aluno ingressante que encontra dificuldades financeiras no início da graduação. Funciona como um subsídio básico para as primeiras despesas do calouro. Para receber tal benefício, o aluno precisa participar do processo seletivo e, obrigatoriamente, ter sido deferido para a Bolsa-auxílio Social (BAS).

BENEFÍCIO DE ISENÇÃO DA TAXA DE ALIMENTAÇÃO:
O benefício de isenção da taxa de alimentação nos Restaurantes Universitários, integra o rol de políticas de permanência estudantil da universidade, e é destinado a auxiliar os (as) estudantes de Graduação e Pós-Graduação que possuam renda per capita familiar bruta de até 1,5 salário mínimo.

SAPPE (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao
Estudante)
É um órgão da Universidade, que tem por objetivo prestar assistência psicológica e psiquiátrica aos alunos regulares (de graduação e de pós-graduação) da UNICAMP. Os atendimentos são realizados em Campinas, Piracicaba (FOP) e Limeira (FCA e FT). O atendimento psicológico é em psicoterapia breve de base psicanalítica, voltado principalmente para situações de crise pelas quais os alunos estejam passando, visando contribuir para seu desenvolvimento psíquico e relacional.

O atendimento psiquiátrico (realizado em Campinas) constitui-se de avaliação e seguimento clínico de quadros que necessitem de acompanhamento medicamento e avaliações médicas.
Para ser atendido no SAPPE de Limeira (FCA/FT), você deverá
enviar um e-mail para: sappeass@unicamp.br ou por mensagem de texto no WhatsApp (19) 9 9372-4506 indicando se deseja tratamento psicológico ou psiquiátrico.
Para saber mais, acesse: http://www.sappe.prg.unicamp.br/

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A Orientação Educacional visa assessorar o estudante no que diz respeito a sua vida acadêmica. Oferece palestras e oficinas sobre temas relevantes à formação e vivência do estudante universitário na educação superior, como por exemplo: autorregulação da aprendizagem, motivação, transição para o ensino superior, gerenciamento pessoal de tempo, estratégias de aprendizagem, desenvolvimento de carreira, dentre outros.

As atividades são oferecidas no horário de almoço, com duração de 1h30min (12h30 às 14h), e ocorrem várias vezes por semestre. A inscrição se dá pelo site do SAE https://www.sae.unicamp.br/portal/pt/eventos/inscreva-se

Os estudantes que desejarem agendar orientação individual podem enviar e-mail para orientadora educacional do SAE na FT: mpolato@unicamp.br