Centro Acadêmico de Tecnologia – CAT

 O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade, eleita democraticamente para representar seus interesses, suas ideias, solucionar problemas e reivindicar os direitos dos estudantes.

 É também a entidade que faz o contato mais direto das organizações estudantis nacional (UNE), estadual (UEE) ou o órgão de representação geral da universidade (DCE). Além disso, também, é o principal contato direto com a direção da faculdade e universidade em si, levantando questões e cobrando soluções para problemas dos cursos, como falta de professores, mudanças curriculares, etc. 

No Brasil, atualmente, a livre organização dos estudantes em entidades como os centro acadêmicos é garantida por lei. 

 Eleita no final de 2019, a nossa chapa tem como objetivo organizar um movimento estudantil responsável  por manter uma boa comunicação entre os alunos e toda a comunidade acadêmica. Além disso, visamos a manutenção e a representação da diversidade de alunos no campus, fazendo com que assim ninguém se sinta reprimido de nenhuma maneira. Composta por 13 membros, queremos garantir que haja uma grande interação com os estudantes por meio de debates, saraus, oficinas, mostra de arte,   calourada, festas e outras atividades. 

Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco, seja pessoalmente com algum membro ou online.

Facebook: facebook.com/cat.unicamp/ 

Instagram: instagram.com/cat.limeira

Diretório Central dos Estudantes

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é a entidade representativa de todos os estudantes da universidade. Ou seja, o DCE se propõe a ser um espaço sujeito a disputas democráticas no campo dos interesses da categoria dos estudantes.

Isto significa que o DCE congrega vários Centros Acadêmicos (CA’s) e diferentes espaços de discussão e decisão.
Facebook: facebook.com/dceunicamp/

União Nacional dos Estudantes – UNE

 

Fundada em 1937, UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de<br> seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.<br> Seu objetivo principal é a luta por melhores condições no âmbito educacional, no entanto, tradicionalmente, a entidade funciona como um espaço e um veículo de lutas sociais e bandeiras do movimento estudantil do Brasil.<br> A UNE organiza-se, basicamente, em três instâncias deliberativas: o Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que reúne os diretórios acadêmicos (DAs) e centros acadêmicos (CAs) do Brasil; o Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que agrega os diretórios centrais de estudantes (DCEs) e executivas nacionais de cursos; e o Congresso da UNE (Conune), formado por todas as entidades e também por todos os estudantes que quiserem, de maneira livre, participar. <br> O Conune, que acontece a cada dois anos, é a maior instância do movimento estudantil brasileiro. Durante o congresso, elege-se a nova diretoria da UNE e são tomadas decisões sobre os rumos da entidade

Comissão de Informatica – CDI

A Comissão de Informática foi criada no final de 2017 por alunos de diversas turmas dos cursos de TI da Faculdade de Tecnologia. Buscamos construir um canal de comunicação permanente entre alunos e professores de forma que você, sendo bixo ou veterano de Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possa ter suas demandas ouvidas pela Faculdade, especialmente no caso de outros alunos compartilharem da mesma situação que você. Sempre que você precisar de ajuda com a vida universitária, seja planejando a grade de matérias para o próximo semestre, seja estudando para alguma matéria específica, ou até mesmo quando se sentir perdido e precisar de um conselho, você pode nos procurar e nós estaremos prontos e dispostos a te ajudar. E para que você tenha mais contato com a sua profissão, nós também temos como objetivo fortalecer vínculos com as empresas e a própria comunidade de programadores, organizando visitas às empresas, semanas temáticas no campus, e incentivando a participação em feiras e eventos da área de TI, de forma que você possa conhecer mais sobre a sua futura rotina de trabalho e os conhecimentos e tecnologias mais utilizados no mercado.

Facebook: facebook.com/comissaodeinformatica/

Comissão Ambiental

A Comissão Ambiental é uma organização estudantil criada em 2012 com o objetivo de representar os cursos de Tecnologia e Engenharia Ambiental da Unicamp. 

Realizamos atividades em busca de formar profissionais e cidadãos mais preparados aos desafios ambientais, promovendo e divulgando eventos e palestras, buscando melhorias para os cursos de Ambiental e para o campus da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (FT) e atuando a favor de uma universidade e sociedade mais sustentável. 

Facebook: https://www.facebook.com/comissaoambiental/

Instagram: https://www.instagram.com/camaleaoft/

Comissão André Rebouças de Transportes – CART

A Comissão André Rebouças de Transportes, trata-se de uma agremiação de alunos de Engenharia de Transportes da FT-UNICAMP. É uma a associação de natureza e fins civis, sediada no campus da FT, intuitos não lucrativos e de duração ilimitada.

Facebook: https://www.facebook.com/CART2019/

Associação das Repúblicas da Unicamp de Limeira – Aruli

A Associação das Repúblicas da Unicamp de Limeira (Aruli) surgiu no início de 2015 como uma ação entre as repúblicas para a recepção dos calouros. A adesão se tornou grande e em setembro de 2015 a primeira diretoria foi formada, com estudantes de ambos os campi de Limeira e começou ativamente seu trabalho. Representando mais de 50 repúblicas e cerca de 500 alunos, visa a integração entre repúblicas, realizando ações esportivas, sociais e promovendo eventos. Visando o bem estar das repúblicas, levamos problemas dos estudantes para o CONSEG (Conselho de Segurança), tomando as medidas cabíveis para os diferentes casos. Por fim, temos o projeto de parcerias, cujo o intuito é facilitar contatos e possibilitar que serviços domiciliares se tornem mais acessíveis para estudantes.

Facebook: facebook.com/arulimeira/