A UNICAMP abriu o seu primeiro curso de tecnologia em 1974 com a criação do Curso de Tecnologia Sanitária, que era um curso vinculado à Faculdade de Engenharia Civil de Limeira (FEL).

Em 1988, a Faculdade de Engenharia Civil de Limeira (FEL) foi transferida para o Campus de Barão Geraldo em Campinas, e, foi criado em Limeira o Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET) com a finalidade de incorporar os cursos de tecnologia até então vinculados a FEL.

A partir de 1992 mais cursos foram criados, agora vinculados ao CESET.

Em 26/05/2009 o Conselho Universitário da UNICAMP (CONSU), aprovou a transformação do CESET em unidade de ensino e pesquisa, com o nome de Faculdade de Tecnologia (FT).

No ano de 2012, por questões estratégicas de crescimento, a Faculdade de Tecnologia decidiu fechar alguns dos seus cursos de tecnologia e aproveitar as suas vagas na criação da Engenharia de Telecomunicações, da Engenharia Ambiental e do Bacharelado em Sistemas de Informação.

Em 2018, a FT propõe a criação de um curso de graduação inovador em Engenharia de Transportes, oferecendo em contrapartida a sua larga experiência, com mais de 40 anos na área da construção civil e na área de estradas, no sentido de atender a premente necessidade da sociedade pelo crescimento do mercado de trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico e pesquisa, tão necessários ao país.

Campus 1 de Limeira, início da construção à esq. e situação atual à dir.