PROJETO

O conhecimento de conceitos de Matemática e Física são essenciais para os alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Faculdade de Tecnologia. Apesar disso, o índice de reprovação nessas disciplinas na FT é elevado (~40-60%) o que prejudica o acompanhamento do curso e pode elevar a evasão escolar. O contato com experimentos e a realização de atividades práticas envolvendo conceitos vistos em aula é essencial para uma aprendizagem mais efetiva. Este projeto visa implantar uma metodologia mais efetiva para o ensino das disciplinas de Física e Matemática por meio da capacitação de professores para integrar o uso de um Espaço de Exploração ($\vec{E}\hspace{-1mm}\times\hspace{-1mm}\vec{p}\mathcal{L}0\mathbb{R}a$) de demonstrações práticas às disciplinas. Espera-se também que este projeto possa catalisar a integração entre os professores das disciplinas e a interação entre professores e alunos, humanizando assim o ensino dessas disciplinas. O projeto inicial pode ser encontrado aqui.

O projeto está sendo implementado na sala de aula SA10 com recursos da Pró-reitoria do Edital 1-2019 GCU/Planes 2019 num total de R$ 30 mil.

O projeto também prevê a realização de encontros com os docentes que ministram as disciplinas de Física e Matemática para se discutir ideias para integrar o espaço nas disciplinas. Os relatos desses encontros podem ser vistos aqui.

[nbconvert url="https://github.com/python-visualization/folium/blob/master/examples/plugin-Draw.ipynb"]