Projeto PIBIC: Desenvolvimento de animações para o ensino de matemática usando o Manim
CNPq: 0220036212472856
Autor: Eric Satoshi Suzuki Kishimoto
Orientador: Prof. Vitor Rafael Coluci (Faculdade de Tecnologia/UNICAMP)
Este manual aborda conceitos de programação em Python voltada para o uso da biblioteca Manim. Nesta seção introduziremos a biblioteca Manim e mostraremos como instalá-la no Google Colab.
Manim é uma biblioteca da linguagem de programação Python, criada por Grant Sanderson, idealizador do canal 3blue1brown. Neste canal, Sanderson disponibiliza vídeos de animações matemáticas utilizando essa biblioteca.
Para tornar o uso do Manim mais simples, usaremos o Google Colab, uma plataforma gratuita para criar códigos em Python. Nesta plataforma, cada arquivo é chamado de notebook. Um notebook é dividido em células e pode conter tanto textos como códigos.
Para instalar o Manim no Google Colab, basta executar o seguinte código, pressione Shift + Enter ou Ctrl + Enter.
Obs: O código a seguir pode demorar um tempo para rodar.
from IPython.display import clear_output
!sudo apt update
!sudo apt install libcairo2-dev ffmpeg \
texlive texlive-latex-extra texlive-fonts-extra \
texlive-latex-recommended texlive-science \
tipa libpango1.0-dev
!pip install manim
!pip install IPython --upgrade
clear_output()
Para que o Manim funcione, é necessário reiniciar o ambiente de execução. Para isso, acesse o menu Ambiente de execução
→ Reiniciar ambiente de execução
.
Para verificar se tudo está funcionando, execute o seguinte código.
from manim import *
Manim Community v0.11.0
Caso apareça a mensagem
Manim Community v0.11.0
ou algo parecido, o Manim foi instalado com sucesso.
Caso apareça uma mensagem de erro, o Manim não foi instalado corretamente. Tente reexecutar as instruções anteriores.
Agora que instalamos o Manim no Google Colab, podemos começar a criar animações. Para dar um exemplo das animações que a biblioteca pode fazer, execute o seguinte código.
%%manim -qm -v WARNING PrimeiraAnimacao
class PrimeiraAnimacao(Scene):
def construct(self):
quadrado = Square()
circulo = Circle()
self.play(Write(quadrado))
self.play(ReplacementTransform(quadrado, circulo))