Relato da Reunião com Professores ocorrida em 22/Agosto/2019
A reunião contou a participação dos Profs. Ivan de Oliveira, Vitor Molina, Vitor Coluci, Juliana, Roberta, Felipe e Diego. Justificaram ausência os Profs. Magossi, Elaine, Francisco e André de Angelis. No início da reunião foi apresentado um resumo do projeto aprovado no  edital CGU. Foi apresentada também a  evolução das notas finais e taxa de reprovação das disciplinas de Física e Matemática de 2013 a 2019. Os slides da apresentação podem ser vistos aqui. Os informes foram: 1) estudo em andamento para um trabalho artístico para decorar a sala do projeto, pintura com várias imagens que remetam a física e matemática, 2) programação de palestra sobre metodologias ativas para Setembro na FT do Prof. Angelo L. Cortelazzo. Após a apresentação inicial,  foi proposta uma mudança no logo (já atualizado na página) e discutido os seguintes pontos:
  • coordenação das disciplinas de Física e Matemática: Essa coordenação seria para buscar uma integração entre as disciplinas básicas. Uma proposta seria que os professores indicassem suas atividades semanais em cada disciplina desse semestre na forma de uma planilha para um estudo das possibilidades de integração.
  • integração entre professores das disciplinas de fim de curso com os professores das básicas: A ideia seria obter sugestões de temas para serem mais explorados e aprofundados nas aulas das básicas.
  • uniformização de conteúdo: Discussão entre professores da mesma disciplina sobre o conteúdo abordado, profundidade de cada tópico e cronograma para se estudar uma uniformização dos tópicos abordados. Foi enfatizado que deve-se, no entanto, manter a liberdade de cada professor de como apresentar cada conteúdo.
  • aproximação maior entre o NDE, a comissão de disciplinas básicas e o presente projeto. As ações devem ser institucionais para que a implementação do projeto seja eficiente, eficaz e para que os objetivos do projeto sejam atingidos.