Relato da Reunião com Professores ocorrida em 24/Outubro/2019
A reunião contou a participação dos Profs. André de Angelis, Diego, Felipe,  Francisco, Ivan de Oliveira, Juliana, Lubienska, Vitor Coluci e Vitor Molina. A Profa. Roberta e o Prof. Luis justificaram ausência. No início da reunião foi apresentad uma atualização do andamento do projeto: aprovação de recursos para a reforma da SA10,  previsão de início das obras (Novembro) e compras dos equipamentos e bancadas (Janeiro), elaboração da pintura artística e catalogação dos equipamentos disponíveis na FT que poderão compor o acervo do ExpLORa.  Os slides da apresentação podem ser vistos aqui. Em seguida, foram apresentados algumas sugestões de posters para decorar o espaço bem com possíveis animações de Física/Matemática do projeto PhET que poderiam ser incorporadas nas aulas. Exemplos do uso do Geogebra/Desmos também foram mostrados, estes mais voltados para a Matemática. O Prof. André sugeriu a mudança do local da TV na sala para ficar ao lado do projetor frontal e o uso de lousa de vidro em vez de lousa branca. Em seguida, foi discutida a possibilidade de incluir as várias formas de ensino, apresentadas na palestra do Prof. Cortelazzo, nas disciplinas de Física e Matemática. Os seguintes pontos foram apresentados:
  • alguns professores relataram a dificuldade de incluir formas como a sala de aula invertida já que os alunos não cumprem a tarefa do estudo prévio em casa. A aprendizagem baseada em projetos tem sido utilizada mas com alguns problemas como falta de participação de alunos nos grupos de trabalho. Em relação a esse ponto, o prof. André relatou o que adotado nas disciplinas que ele tem aplicado PBL. Tem adotado a estratégia de que os alunos do grupo devem, juntamente com o trabalho, apresentar a divisão de contribuição no trabalho (pro exemplo, 30%).  A nota dada por ele aos alunos é ajustada conforme essa divisão. Essa estratégia tem funcionado uma vez que não se permite atribuir contribuições iguais (por exemplo, num grupo de 4 alunos, não é permitida que todos indiquem 25% de contribuição).
  • relato da grande dificuldade dos alunos, mesmo de final de curso, com a matemática básica. Essa dificuldade parece “minar” completamente os esforços de práticas alternativas de ensino.
  • ações planejadas para o projeto ExpLORa para facilitar a aprendizagem podem ser efetiva para alunos que apresentem um conhecimento básico mínimo, que os permitam acompanhar as atividades. Por outro lado, essas ações poderão ter pouco ou nenhum efeito em alunos com formação deficitária e/ou muito desmotivados com o curso escolhido.
  • relato de práticas atuais adotadas em disciplinas de Física que envolvem aulas expositiva seguindo os capítulos dos livros (Hallidday, por exemplo),  apresentação do conteúdo seguida de resolução de exercícios.
  • o Prof. Ivan trouxe uma sugestão de um novo formato para a disciplina de Física I que não segue a sequência tradicional dos capítulos de livro-texto. Em vez disso, inicia-se a disciplina com exposição do cálculo vetorial, depois com as definições de velocidade, momento linear  e aceleração. Em seguida, apresentam-se as leis de Newton na formulação vetorial. Dessa forma, temas como equilíbrio, movimento no plano, queda livre e lançamento projéteis são posteriormente trabalhados como situações particulares e aplicações das leis gerais. O conteúdo é apresentado numa sequência diferente de maneira a enfatizar e, principalmente, reincindir os tópicos centrais (como leis de Newton e leis de conservação).