Na reunião de setembro/19 tivemos a apresentação da palestra “Uso de metodologias ativas para consolidação da aprendizagem” proferida pelo Prof. Angelo Cortelazzo.
O Prof. Angelo iniciou sua palestra apresentando as mudanças comportamentais que se sucederam na história da humanidade dividindo-as em 4 fases segundo Rasquilha e Veras (2019): Nômade, Gregário, Revolução industrial e 29/06/2007 (lançamento do primeiro smartphone da Apple). E que se ignorarmos as mudanças poderemos sucumbir a elas. Nesse sentido ele deu o exemplo de por que a Blockbuster não inventou a Netflix. A razão disso, segundo Rasquilha e Veras (2019) seria porque não olharam para o futuro nem tiveram a coragem de se livrar de suas convicções e inovar.
Em seguida, o Prof. Angelo discutiu sobre a sala de aula (“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” Rubem Alves). Ele mostrou as mudanças ocorridas na escola desde o tempo dos gurus da Índia, passando pela Idade Média até chegar aos tempos atuais, indicando que o formato da sala de aula não mudou muito. Comentou também da transição do giz-lousa para o retro-projetor depois para o projetor, lousa digital e laboratórios com computador. Apresentou em seguida que as salas de aula estão sendo substituídas (em alguns lugares) por espaços de aprendizagem que oferecem também conforto e acolhilmento para melhor garantir momentos de aprendizagem. Mostrou exemplos de salas na Austrália com telas LCD de 40″, quadros brancos, mesas de apoio e conectividade capazes de abrigar 100 alunos para projetos em grupo, aulas, reuniões e apresentações.
O próximo tema abordado foi o de metodologias de aprendizagem quando o prof. Angelo citou Jan Amos Comenius (1592-1670) “É necessário desenvolver um método de ensino em que os professores lecionem menos, para que os alunos possam aprender mais.” Em seguida, o Prof. Angelo mostrou a transição da aprendizagem passiva para a ativa do ponto de vista histórico iniciando em IV a.C com Sócrates (Maiêutica), Movimento Escola Nova, Rui Barbosa, Manifesto Pioneiros Educação Nova (1932), PBL (1965) . Apresentou também, em termos de artigos científicos, o crescimento exponencial do número de trabalhos sobre metodologias ativas de 2001 a 2016 no mundo e no Brasil.
Em seguida, o Prof. Angelo apresentou várias metodologias de aprendizagem:
O prof. Angelo então enfatizou que qualquer metodologia vale e que a aprendizagem híbrida (Blended learning) seria a melhor forma onde você teria um “cardápio” metodológico que poderia atender as diversas formas de aprender apresentadas pelos alunos.