Relato da Reunião com Professores ocorrida em 26/Setembro/2019

Na reunião de setembro/19 tivemos a apresentação da palestra “Uso de metodologias ativas para consolidação da aprendizagem” proferida pelo Prof. Angelo Cortelazzo.

O Prof. Angelo iniciou sua palestra apresentando as mudanças comportamentais que se sucederam na história da humanidade dividindo-as em 4 fases segundo Rasquilha e Veras (2019): Nômade, Gregário, Revolução industrial e 29/06/2007 (lançamento do primeiro smartphone da Apple). E que se ignorarmos as mudanças poderemos sucumbir a elas. Nesse sentido ele deu o exemplo de por que a Blockbuster não inventou a Netflix. A razão disso, segundo Rasquilha e Veras (2019) seria porque não olharam para o futuro nem tiveram a coragem de se livrar de suas convicções e inovar.

Em seguida, o Prof. Angelo discutiu sobre a sala de aula (“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” Rubem Alves). Ele mostrou as mudanças ocorridas na escola desde o tempo dos gurus da Índia, passando pela Idade Média até chegar aos tempos atuais, indicando que o formato da sala de aula não mudou muito. Comentou também da transição do giz-lousa para o retro-projetor depois para o projetor, lousa digital e laboratórios com computador. Apresentou em seguida que as salas de aula estão sendo substituídas (em alguns lugares) por espaços de aprendizagem que oferecem também conforto e acolhilmento para melhor garantir momentos de aprendizagem. Mostrou exemplos de salas na Austrália com telas LCD de 40″, quadros brancos, mesas de apoio e conectividade capazes de abrigar 100 alunos para projetos em grupo, aulas, reuniões e apresentações.

O próximo tema abordado foi o de metodologias de aprendizagem quando o prof. Angelo citou Jan Amos Comenius (1592-1670) “É necessário desenvolver um método de ensino em que os professores lecionem menos, para que os alunos possam aprender mais.” Em seguida, o Prof. Angelo mostrou a transição da aprendizagem passiva para a ativa do ponto de vista histórico iniciando em IV a.C com Sócrates (Maiêutica), Movimento Escola Nova, Rui Barbosa, Manifesto Pioneiros Educação Nova (1932), PBL (1965) . Apresentou também, em termos de artigos científicos, o crescimento exponencial do número de trabalhos sobre metodologias ativas de 2001 a 2016 no mundo e no Brasil.

Em seguida, o Prof. Angelo apresentou várias metodologias de aprendizagem:

  1. Aulas expositivas: ferramentas importantes mas que devem ter tempo restrito e relativamente curto. Devem ser bem preparadas, curtas e dialogadas. Fornecem economia de tempo para o aluno na estruturação do conhecimento. 
  2. Estudos de caso onde o professor escolhe um tema ou caso que retrate uma situação e os estudantes analisam a situação e discutem sobre uma solução da situação. 
  3. Aprendizagem baseada em projetos. Deve ter natureza interdisciplinar e é mais eficaz se o projeto é desenvolvido em grupo. 
  4. Aprendizagem baseada em problemas. Originou-se no Canadá em cursos de Medicina.
  5. Sala de aula invertida. Em casa, o aluno estuda o assunto e, durante a aula, ele pode tirar dúvidas e resolver os questionamentos levantados no estudo em casa. Inicialmente, os alunos se reúnem em grupo para uma discussão preliminar e, ao final, o professor  finaliza o assunto com a classe toda e apresenta o novo conteúdo.
  6. Instrução por pares. Proposto por Eric Mazur (Harvard, 1990). Estudo prévio do assunto, exposição rápida do assunto, discussão em pares, teste conceitual, mudança para o outro tema se houver acertos maiores que 75-80%. Metolodogia muito usada, tem até um periódico sobre ela.
  7. Jogos
  8. Filmes
  9. Teatralização
  10. Mapas conceituais
  11. Seminários. Mostrou uma nova forma chamada de Aquário ou “Fishbowl”
  12. Debates

O prof. Angelo então enfatizou que qualquer metodologia vale e que a aprendizagem híbrida (Blended learning) seria a melhor forma onde você teria um “cardápio” metodológico que poderia atender as diversas formas de aprender apresentadas pelos alunos.