Ideia Hackerspace

Hackerspaces

Um hackerspace é um espaço físico colaborativo onde entusiastas de tecnologia, artistas, engenheiros, programadores e outras pessoas interessadas em explorar e criar projetos relacionados à tecnologia se reúnem para compartilhar conhecimento, recursos e ideias. Geralmente, os hackerspaces fornecem acesso a ferramentas, equipamentos e espaços de trabalho compartilhados, como oficinas, laboratórios de eletrônica, impressoras 3D e áreas de programação. Além disso, eles promovem uma cultura de aprendizado conjunto, colaboração e inovação, permitindo que os membros colaborem em projetos individuais ou em grupo, realizem workshops, palestras e eventos para disseminar o conhecimento técnico e criativo. O foco principal de um hackerspace é fornecer um ambiente onde as pessoas possam explorar suas paixões por tecnologia, experimentar novas ideias e desenvolver suas habilidades em um ambiente de apoio e comunidade.

Objetivos do Ideia Hackerspace

O Ideia Hackerspace funcionará como um espaço de Ensino não-formal permitindo complementar e ampliar os conhecimentos obtidos nos cursos de graduação, principalmente por meio de aplicações práticas “mãos-na-massa” desses conhecimentos..

E também permitirá aproximar a comunidade externa da Universidade, oferecendo aos aficionados por tecnologia de todas as idades um espaço para interagir social e tecnologicamente. Permitirá ainda levar a Universidade à comunidade, por meio dos produtos resultantes dos projetos demandados por ela.