Sendo um engenheiro pleno, o Engenheiro de Transportes pode atuar em atividades de planejamento, infraestrutura dos sistemas de transportes, geotecnia, projeto de construção de vias e rodovias dentre outras áreas de atuação.
Áreas de Atuação do Engenheiro de Transportes
Com o grande avanço das cidades e o aumento da demanda de transporte de pessoas e cargas, os profissionais da área de transportes podem atuar em empresas que projetam, constroem e administram infraestrutura de transporte.
A busca por alternativas de transportes que sejam cada vez mais eficientes e sustentáveis torna o profissional da área de transportes uma peça indispensável para a sociedade moderna. Sendo assim, esse profissional acaba tendo impacto positivo na sociedade no que diz respeito às suas necessidades de mobilidade. Ele age para promover o bem-estar social, assim como auxilia na escolha dos meios de transportes mais adequados, com o menor impacto do ponto de vista ambiental, buscando a redução significativa da poluição atmosférica e sonora provenientes dos meios de transportes.
O Engenheiro de Transportes pode atuar como um profissional autônomo, possuindo a sua própria empresa ou em empresas do ramo de transportes nas atividades autorizadas pelo CONFEA. Na área pública ele pode atuar como funcionário de autarquias que legislam e gerenciam os transportes, tanto em nível federal, estadual ou municipal.