O Curso Superior de Tecnologia do Sistema de Telecomunicações da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP foi criado em 2004. Nesse mesmo ano, foi construído um prédio para abrigar os laboratórios necessários às atividades de pesquisa e ensino do curso. Em 2013, o curso de Tecnologia foi substituído pelo Curso de Engenharia de Telecomunicações.

O curso de Engenharia de Telecomunicações está estruturado de maneira a oferecer aos alunos uma formação sólida que combina teoria e prática. Além das disciplinas teóricas, os alunos participam de aulas de laboratório e têm a oportunidade de interagir com empresas, o que os familiariza com a realidade do mercado de trabalho. Também são incentivados a se envolver em atividades de pesquisa e intercâmbios internacionais.

No núcleo comum do curso, os alunos cursam disciplinas obrigatórias que fornecem uma base sólida e específica. Valoriza-se o desenvolvimento de projetos nas disciplinas estruturais e específicas, proporcionando aos estudantes uma vivência prática imediata que aumenta o interesse pelo conteúdo, promove o trabalho em grupo e estimula a inventividade e o empreendedorismo.

As telecomunicações no Brasil experimentaram um crescimento e popularização significativos nos últimos anos, devido ao aumento de telefones celulares, dispositivos móveis, computadores e à expansão da internet. Além disso, a TV Digital, as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) e a tecnologia de Identificação por Radio Frequência (RFID) estão em ascensão, oferecendo um mercado promissor para os profissionais de telecomunicações.

Os engenheiros de Telecomunicações são treinados para desenvolver sistemas e instalações de telecomunicações, atender à demanda do mercado de trabalho em diversas atividades e setores. Suas habilidades incluem planejar, projetar, operar e manter sistemas de telecomunicações, coordenar equipes de trabalho, realizar pesquisas científicas e tecnológicas, bem como executar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Além disso, o curso de Engenharia de Telecomunicações proporciona uma sólida formação técnica, científica e profissional que capacita os formandos a usar e desenvolver novas tecnologias, promovendo uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, levando em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Scroll to Top