02/05/2019

Palestrantes

Paulo Ghiraldelli Júnior

Título: A formação do aluno e o mercado de trabalho no contexto atual

Súmula: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1978), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Conseguiu seu pós-doutorado em Medicina Social (Estudos em Subjetividade), com estudos em subjetividade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aposentou-se pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atualmente é pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA). Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da filosofia, filosofia antiga, moderna e contemporânea, filosofia e história da educação, filosofia americana e pragmatismo, e em especial com autores como Platão, Sócrates, Marx, Escola de Frankfurt, Nietzsche, Richard Rorty, Donald Davidson, Foucault, Peter Sloterdijk e Giorgio Agamben.


Eltiza Rondino Vasques

Título: Panorama do Licenciamento ambiental e perspectivas futuras

Súmula: Doutora e Mestre na área ambiental, pela Universidade de São Paulo, pós Graduada em Economia e Meio Ambiente pela UFPR (2015) e em Gestão Ambiental pela FGV (2010). Possui graduação em Engenharia Agronômica (1995) e em Geografia (2000) pela USP. Tem 20 anos de experiência na área ambiental, especialmente em estudos de impactos ambientais, projetos de recuperação ambiental e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, com passagem por empresas de consultoria, órgãos ambientais e empreendedora do setor elétrico. Atua, no momento, como sócia diretora e consultora ambiental pela ER AMBIENTAL, auxilia na elaboração de questões de concursos e de obras didáticas na área ambiental e na avaliação de periódicos submetidos à publicação das Revistas Quaestio Iuris e Direito da Cidade e é docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. 

Resumo Palestra: A palestra apresentará os instrumentos legais inerentes ao licenciamento ambiental, nas três esferas do governo, como devem ser aplicados e quais as mudanças previstas para ocorrerem ainda este ano, em âmbito federal.


Edvaldo João dos Santos

Título: As Redes 5G e as profundas transformações digitais proporcionadas por elas

Súmula: Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson e, como tal, lidera atividades voltadas às redes 5G, robótica em nuvem para manufatura avançada, Veículos autônomos, Redes programáveis e sistemas voltados á digitalização dos negócios dos operadores de Telecomunicações. Curs Mestrado Científico em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, tem mestrado Científico em Administração Estratégica, um MBA em Administração de Empresas e é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Lins.

Resumo Palestra: Palestra sobre a evolução da Telecom, com foco nas vindouras redes 5G e nas transformações tecnológicas por elas induzidas.


Daniele Cristina Uchoa Maia Rodrigues

Título: Mineração de dados em redes complexas

Súmula: Possui doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP (2017), mestrado em Engenharia de Software pela UNICAMP (2004) e graduação em Engenharia de Computação pela PUC-Campinas (2001). Atualmente é diretora e docente da Faculdade de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), tendo trabalhado durante 10 anos com desenvolvimento de Software para telecomunicações no CPqD.


Jamil Megid Junior

Título: Infraestrutura de transportes no Brasil

Súmula: Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Oficial-General de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro, natural de Botucatu/SP, graduado pelo curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração no United States Army War College (Carlisle-PA/USA) e possui o doutorado em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Exerceu as funções de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do EB (Brasília/DF), comandou o 2o Grupamento de Engenharia (Manuas/AM) e o 2o Batalhão Ferroviário (Araguari/MG) e foi Coordenador para Segurança dos Grandes Eventos de 2011 a 2015, no Ministério da Defesa. Integrou a Missão de Paz da ONU em Angola (Unavem II) e foi Adjunto do Adido do Exército em Washington/USA. Nos 44 anos de serviços prestados, realizou planejamento, coordenação, gestão e controle e execução de atividades nas áreas de engenharia de infraestrutura e meio ambiente, planejamento estratégico e gestão de projetos, segurança e defesa, operações militares, logística, administração pública e patrimônio e gerenciamento de riscos.Atualmente Secretário do Ministério de Infraestrutura Federal – Secretaria Nacional de Transporte Terrestre – SNTT.


Marcelo Petrelli

Título: Indústria 4.0 – Desafios e oportunidades.

Súmula: Gestor de projetos na ADM desde 2000, empresa focada em profissionalizar a gestão e gerar lucro com sustentabilidade. Graduação em Administração de Empresas, com MBA e Mestrado em Engenharia de Produção e de Manufatura pela FCA-UNICAMP.
Coordenador Adjunto do Grupo de Jovens Empreendedores do CIESP Limeira. Membro do Comitê Gestor de Patrimônio da ALICC e membro do Conselho Consultivo SESI/SENAI de Limeira.


David de Carvalho

Título: Barragens de terra: projeto, construção e controle.

Súmula: Professor Livre Docente da UNICAMP e Pesquisador na área de Geotecnia das Faculdades de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e Geociências. Doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos, USP. Pós-doutorado na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e eventos técnico-científicos.