FAQ

—————————————————————

  • Em que nível de formação continuada está posicionado o curso?

Deve-se entender que o curso se coloca em posição intermediária entre a graduação e as certificações profissionais, preocupando-se com a empregabilidade ao aluno.
O aluno que possui a graduação encontrará no curso a oportunidade de aumentar o seu nível de formação profissional obtendo conhecimentos detalhados sobre a área de Banco de Dados. Assim, poderá se posicionar mais adequadamente para escolhas de tecnologias e soluções, que podem incluir a necessidade de certificações.
O aluno que já possui certificações encontrará no curso a oportunidade de generalizar os seus conhecimentos, ampliando sua visão de diversas tecnologias relacionadas com Banco de Dados, desvinculando-se de soluções específicas adotadas pelas empresas fornecedoras de Gerenciadores de Banco de Dados e de ferramentas.

  • Como está a demanda no mercado de trabalho para um especialista em Banco de Dados?

De modo geral, a valorização do profissional especializado tem sido crescente no mercado de trabalho. Diversas pesquisas apontam uma demanda elevada e diversificada para os profissionais especialistas, além de boas remunerações.

  • O Curso tem oferecimento de turma no meio de um ano, para inicio no 2o. semestre?

Não. O curso tem apenas um oferecimento ao ano, com inscrições sendo abertas no final de um ano letivo, para inicio em meado de março do ano seguinte.

  • Há um limite máximo de alunos por turma. Ao fazer minha inscrição, notei que já há uma quantidade de inscritos acima da quantidade máxima. É possível que se consiga uma vaga para matricula mesmo neste caso ?

Sim. Mesmo que já exista uma quantidade de inscritos acima do limite máximo de alunos, a ordem de inscrição não representa a ordem de seleção para matricula. Além disso, alunos selecionados podem não efetivar a matricula e também no conjunto de inscritos podem existir alunos não selecionados por não atender ao perfil.

  • Qual o nível de conhecimento de Banco de Dados necessário para realizar o curso?

É difícil precisar um nível de conhecimento, sem usar um método de avaliação, mas espera-se que o aluno tenha cursado ao menos 1 disciplina de Banco de Dados em seu curso de graduação, ou realizado algum treinamento em banco de dados, ou
trabalhado com banco de dados, em qualquer nível de atividade

  • A seleção de aceitos para matricula ocorre seguindo a ordem de inscrição do sistema da EXTECAMP?

Não. A seleção não prioriza o ordem das inscrições. A seleção de aceitos para matrícula segue critérios técnicos, com a avaliação do histórico acadêmico e currículo dos inscritos. A análise curricular envolve a avaliação das atividades profissionais exercidas pelos candidatos e o tempo de experiência.
Futuramente, a coordenação do curso pretende criar uma prova de conhecimentos para utilizar na seleção.

  • Qual é a fase de carreira ideal para se fazer ocurso ?

Depende do projeto de vida, mas entre as situações mais comuns temos: O curso pode ser utilizando por recém-formados para potencializar o ingresso no mercado de trabalho; O curso pode destacar as competências que sustentam uma carreira em estabilização ou progressão; O curso pode reciclar os conhecimentos daqueles que não acompanham as inovações tecnológicas a algum tempo; O curso pode ser utilizado para alterar os rumos profissionais, estabelecendo novos caminhos e fronteiras.

  • Há possibilidade de bolsa de estudos ?

O curso pode oferecer bolsa de estudo parcial (em pequena quantidade) apenas para candidatos aceitos para matrícula que comprovem (por documentos) terem renda baixa, em comparação com o valor das parcelas mensais do curso, mas que tenham condições de realizar e completar o curso pagando uma porcentagem do custo do curso. Toda solicitação de bolsa é avaliada, após aceitação de matricula, considerando a documentação de renda apresentada e a disponibilidade de bolsa, dentro da cota disponível.

  • Além da mensalidade, terei custos com o material didático?

Os materiais didáticos utilizados no curso ficam disponíveis em formato digital, em webgroup site com acesso exclusivo. Além disso, como aluno da UNICAMP, você tem acesso a um grande acervo de livros das diversas bibliotecas da universidade (link), nos campi de Limeira e Campinas, para complementar os estudos.

  • Além do horário programado para as aulas, o curso irá requer horas adicionais para atividades?

O aluno deve gerenciar o seu tempo de dedicação ao curso. Considerando o volume e complexidade de conhecimento exigidos de um profissional que deseja ser um especialista em Banco de Dados, será necessário um tempo de dedicação, de acordo com cada disciplina, para a realização de estudos, pesquisas, programação, projetos, instalações, simulações e etc., que podem ser realizadas individualmente ou em equipe, a critério do professor. O aluno deve gerenciar o seu tempo para que aproveite ao máximo o curso sem prejuízo de suas atividades profissionais, familiares e sociais.

  • Quais são as formas de pagamento ?

Há somente duas formas de pagamento. O pagamento do valor total do curso, na matrícula, ou o mesmo valor parcelado mensalmente até o termino do curso. Ambas as formas de pagamento são realizadas por boleto bancário. A empresa em que o aluno trabalha pode assumir total ou parcialmente o pagamento.

  • Onde é realizado o curso ?

O curso é realizado em EAD com as aulas online desde abril de 2020 devido ao isolamento social. A partir de 2021 o curso passa à modalidade EAD. O curso é de responsabilidade da Faculdade de Tecnologia – FT/UNICAMP cujo campus é na cidade de Limeira/SP.

  • O curso está inserido na modalidade pós-graduação Lato-Sensu ?

A UNICAMP tem diversos modelos de oferecimento de cursos de extensão. A Especialidade Profissional em Banco de Dados está na modalidade Extensão Universitária, sendo regulamentada pela Pró-Reitoria de Extensão. Os cursos desta modalidade são integrantes do sistema de ensino da UNICAMP com oferecimento sob demanda, quando há quantidade suficiente de alunos inscritos/matriculados. Com disponibilidade abrangente em diversas áreas do conhecimento, estes cursos não são gratuitos e são destinados a portadores de diploma superior que tenham interesse pelo setor produtivo privado (cargos e funções em empresas), para efeito de ingresso ou progressão de carreira em empresas e corporações que concorrem no mercado de trabalho.
A modalidade lato sensu, que não é a modalidade deste curso, é destinada a portadores de diploma superior que tenham interesse pelo setor público e docência (cargos e funções governamentais, professores).
Muitos cursos oferecidos pela UNICAMP são na modalidade extensão universitária. São cursos oferecidos a mais de 20 anos, tendo ampla aceitação e reconhecimento no setor produtivo privado, em todas as áreas de atuação, incluindo informática e computação.

  • O formado no curso pode ministrar aulas em instituições de ensino de nível superior ?

O curso de Banco de Dados não tem o objetivo de preparar o aluno para a docente, pois todas as disciplinas são estritamente tecnológicas, não havendo disciplinas de cunho educacional/pedagógico. Contudo, o aluno pode ter as competências para a docência oriundas de outro curso e desta forma, agregar ambas as capacitações.

  • Porque o curso requer um trabalho de conclusão, se ele não é obrigatório para o modelo extensão ?

Para atingir este objetivo pedagógico, a coordenação elaborou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) contemplando a realização obrigatória de um trabalho final, para que o aluno realize uma pesquisa prática, com profundidade, sobre um tema de seu interesse dentro da área de Banco de Dados, aplicando-o sobre as demandas atuais e futuras de seu trabalho em empresas.

  • Estou no último semestre de meu curso de graduação. Posso realizar a inscrição mesmo não tendo concluído o curso ?

O período de inscrição é encerrado no final de fevereiro. Até este mês, o interessado deverá ter concluído a sua graduação. Recomenda-se que o interessado aguarde até possuir a confirmação, de sua instituição, que concluiu o curso de graduação para então fazer a inscrição e poder consolidá-la com o envio de todos os documentos.

  • Não disponho de um dos documentos solicitados. Por exemplo, ainda não possuo declaração de conclusão de curso. A matrícula é possível neste caso ?

Todos os documentos solicitados nas instruções de inscrição devem ser obrigatoriamente entregues. Caso haja falta de algum documento ao final do período de inscrição, a inscrição não será aceita para o processo de seleção de matricula.