Público

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O curso visa atender graduados de cursos superiores que necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre a Governança e Gestão de TI.  Algumas das formações superiores requeridas para a realização do curso estão:

  • Bacharelado em Administração (ou área correlata)
  • Bacharelado em Engenharia
  • Bacharelado em Computação (Ciência ou Engenharia)
  • Bacharelado em Sistemas de Informação (Análise de Sistemas ou similar)
  • Superior em Tecnologia
  • Superior em Gestão
  • Bacharelado em demais áreas de Humanas e Sociais
  • Bacharelado em demais áreas de Exatas
Construção do Perfil

No cenário de globalização de mercados, os recursos de Tecnologia de Informação das organizações estão em posições estratégicas em resposta às concorrências de mercados nacionais e internacionais. Neste contexto atual, há grande demanda por profissionais envolvidos com Governança de Tecnologias da Informação, que envolve a gestão de recursos de TI, o monitoramento de processos de negócios alinhados com as tecnologias e os projetos de desenvolvimento tecnológico.

O egresso em Governança de Tecnologias da Informação é um profissional com capacidade técnica e humana para realização de atividades de planejamento de projetos, serviços e processos, na agregação de mercado e negócios de uma empresa às tecnologias de informação existentes ou que possam ser desenvolvidas para as soluções de problemas organizacionais e profissionais ou para a expansão de novas fronteiras de atuação.

Entre os componentes deste perfil estão: Conhecimento abrangente das atividades inerentes à gestão; Consciência da importância de um aprendizado permanente; Postura ética como cidadão e profissional, sustentada pela consciência de uma responsabilidade no contexto amplo e individual.

Partindo desta motivação e perfil, o curso tem como objetivo colocar em perspectiva os conhecimentos sobre a Governança de Tecnologia da Informação com uma ampla abordagem de modelos, metodologias e práticas envolvendo processos, produtos e serviços.

Habilidades e Competências

A formado nesta área deve capacitar o profissional para solucionar problemas, por meio da definição de projetos sustentáveis, de sua implantação e administração. Amplamente, estas atividades envolvem habilidades em:

  • pesquisa dos requisitos e os recursos necessários para a implantação de soluções tecnológicas;
  • avaliar a importância estratégica de sistemas, em termos de processos de negócios;
  • aplicação de técnicas e procedimentos de trabalho, instrumentos, ferramentas convencionais e informatizadas, de acordo com especificações;
  • apoiar processos de re-engenharia de negócios, dentro dos princípios de qualidade, produtividade e ética, podendo, quando for o caso, prestar consultoria ou assessoria técnica;
  • conceber e coordenar a elaboração de projetos de sistemas informatizados ou semi-informatizados, a partir de decisões em fundamentadas.

Para o exercício destas atividades, o profissional deve adquirir competências em:

  • acompanhar a evolução das tecnologias de informação de forma autônoma e independente;
  • prospectar novas tecnologias da informação e auxiliar sua incorporação às estratégias, planejamentos e práticas da organização;
  • empreender a busca de soluções para os desafios das organizações e de novas oportunidades de crescimento profissional;
  • identificar problemas de ordem organizacional, operacional ou sistêmica, relacionados com dados e informações e propor soluções inéditas com base técnica e científica ou adequar as já existentes à realidade, sejam elas automatizadas ou manuais;
  • identificar, estabelecer e utilizar os indicadores de governança de TI para demonstrar coerência, transparência e gestão dos recursos e serviços de TI.
Setor Privado e Setor Público

O curso destina-se aos profissionais atuantes no setor privado ou público, para efeito de ingresso em posição na organização ou progressão de carreira.

Certificações Complementares

O curso destina-se, não exclusivamente, aos profissionais interessados na obtenção de certificações relacionadas com práticas e tecnologias. Os interessados pela área devem estar cientes que a Governança de TI é um curso de área interdisciplinar e desta forma, a atuação profissional exige amplos conhecimentos, alem daqueles requeridos nas certificações individualizadas. A meta do curso está exatamente no estreitamento dos conhecimentos inter-relacionados nesta área, cobrindo o maior conjunto de informações que apoiem a atuação profissional.

Organizações

Os profissionais que foram alunos no curso atuam ou atuaram em organizações em diversas áreas de negócio, entre as quais:

  • Instituições Financeiras, Crédito e Investimento
  • Indústrias de Alimentos
  • Indústrias de Computadores e Componentes
  • Industrias de Embalagens
  • Indústrias Farmacêuticas e Químicas
  • Indústrias de Bens de Consumo
  • Indústrias Automotivas / Montadoras e Peças
  • Indústrias de Maquinários
  • Indústrias de Equipamentos e Ferramentas
  • Hospitais e Cooperativas Médicas
  • Indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas
  • Empresas de Engenharia (Civil, Ambiental, …)
  • Empresas de Consultoria
  • Empresas de Automação
  • Empresas de Serviços
  • Empresas de Telecomunicação e Telefonia
  • Empresas de Energia
  • Empresas de Solução em TI
  • Empresas de Auditoria
  • Empresas de Agronegócios
  • Empresas de Segurança
  • Organizações de Representação de Classes
  • Centros de Pesquisa e Inovação
  • Instituições de Educação
  • Poder Executivo
  • Poder Judiciário
  • entre outras.