Disciplinas

—————————————————————

O curso é composto por:

  • 16 disciplinas oferecidas em 46 sábados não consecutivos.
  • 1 Módulo de TCC ao final do curso

Carga horária de Disciplinas: 368 horas (46 sábados) + 32 horas (TCC)
Durante o curso ocorrem sábados de recesso, não tendo nenhuma atividade.
Consulte o calendário da turma neste site.

Blocos de formação profissional:

  • Bloco – Governança:
    o Dimensões da Governança de TI
    o Governança Corporativa e Sustentabilidade (ESG)
    o Transformação Digital
    o Arquitetura Corporativa Organizacional
    o Políticas, Planejamentos Estratégicos e Planos
    o Inovação Estratégica e Empreendedorismos
    o Direito Digital
  • Bloco – Gestão:
    o Gestão do Conhecimento
    o Gestão de Serviços de TI
    o Qualidade dos Ativos em TI
    o Gestão de Segurança e Continuidade
    o Gestão Orçamentária e Financeira
    o Gestão de Informações
    o Gestão de Projetos e Programas em TIC
    o Gestão Estratégica de Pessoas
    o Engenharia e Gestão de Processos
Código    Disciplina Carga (hs)
CET 801 Dimensões da Governança de Tec. da Informação
Conceito de Governança Corporativa e de TI. Governança de TI e objetivos estratégicos. Responsabilidade e estruturas de decisão. Modelos e Normas relativos à Governança de TI. COBIT –  Control Objectives for Information and Related Technologies
 24 horas
CET 804 Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento Estratégico. O capital intelectual. Avaliação da Cultura Empresarial. Relação entre Mudança, Inovação e Conhecimento. Cadeia de produção e transferência de Conhecimento.
 24 horas
CET 805 Gestão de Serviços em Tecnologia de Informação
Gerenciamento da Infraestrutura de TI. Central de Serviços. Dimensões do processo de serviços de TI. Riscos (Incidentes e Problemas). Mudanças e Continuidade. ITIL –  Technology Infrastructure Library
 24 horas
CET 807 Gestão da Segurança e Continuidade
Riscos de descontinuidade de produtos e serviços. Modelos de Recuperação de Desastres. Modelos de Segurança Física e Lógica. Modelos de Alta Disponibilidade de Produtos e Serviços. ISO/IEC 27000 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
 24 horas
CET 817 Gestão de Informações
Dimensões da Qualidade de Informações. Confiabilidade de fontes de dados. Processo de tratamento de inconsistências de dados. Análise do fluxo de informações entre colaboradores. DMBoK –  Data Management Body of Knowledge
 24 horas
CET 819 Engenharia e Gestão de Processos
Projeto de Processos. Modelagem dos processos da
área de TI baseado no BPMN – Business Process Modeling and Notation. Identificação das famílias de processos. Definição de atividades e riscos agregados. Reengenharia de processos. Perfis de atribuições de responsabilidades. Métricas de desempenho de processos. Monitoramento e Controle de Processos. Gestão da Qualidade de Processos.
 24 horas
CET 820 Gestão Estratégica de Pessoas
Comportamento Organizacional: Aspectos Individuais
como motivação, satisfação, comprometimento e engajamento; Trabalho em equipe e conflitos; Liderança; Aspectos Organizacional: Cultura Organizacional. Gestão de pessoas: Papel dos Gestores X Papel do RH; Recrutamento e Seleção; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento.
 24 horas
CET 821 Direito Digital (legislações pertinentes)
Princípios e normas legais no direito brasileiro. Responsabilidade civil e penal. Certificação digital na segurança da informação. Direito da personalidade e da imagem. Intimidade e Privacidade. Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Marco civil da internet. Crimes digitais. Laudos periciais. Legislação e jurisprudências
 16 horas
CET 822 Arquitetura Corporativa Organizacional
Arquitetura organizacional e os níveis TOGAF – The Open Group Architecture Framework (aplicação, dados, tecnologia e negócios). Análise dos ambientes interno e externo. Responsabilidade social corporativa. Advocacy. Análise de stakeholders. Análise de riscos corporativos considerando COSO – The Committee of Sponsoring Organizations.
 24 horas
CET 823 Qualidade dos Ativos de Tecnologia da Informação
Qualidade de produto e de processo. Métricas para qualidade: KPIs e OKR. Programas de melhoria de qualidade: Lean e Seis Sigma. Ferramentas da qualidade. Práticas atuais de qualidade em TI.
 24 horas
CET 824 Governança Corporativa e Sustentabilidade (ESG)
Conceito de gestão sustentável, desenvolvimento sustentável e Governança Corporativa e Sustentabilidade (ESG). Planejamento, gestão e desempenho sustentável. Indicadores de sustentabilidade. Ferramentas e metodologias de gestão sustentável. Inovação para sustentabilidade. Questões atuais de gestão sustentável.
 16 horas
CET 825 Inovação Estratégica e Empreendedorismo
Plano de Negócios e a relação com o Empreendedorismo e a Inovação. Desenvolvimento e difusão de processos voltados ao empreendedorismo e inovação. Lean Startup. Value Proposition Canvas (VPC). Business Model Canvas (BMC). Minimum Viable Product (MVP). Elevator Pitch.
 24 horas
CET 826 Transformação Digital
Contexto de Mundo VUCA/BANI. Pensamento e organizações exponenciais. A abordagem do Design Thinking para resolução de problemas complexos. Lean Inception e Prototipação. Metodologias ágeis com foco em resultados.
 24 horas
CET 827 Políticas, Planejamentos Estratégicos e Planos
Políticas de Negócio: elaboração, implantação e monitoramento. Planejamento Estratégico: elaboração, implantação e monitoramento. Planos Táticos e Operacionais: elaboração,
implantação e monitoramento. Alinhamento entre Políticas, Planos Estratégicos, Planos Táticos e Operacionais.
 24 horas
CET 828 Gestão Orçamentária e Financeira
Gestão de Custos. Análise de Custos e PV. Estrutura de capital e análise. Financiamento e investimento. Aplicação na área de Tecnologia da Informação.
 24 horas
CET 829 Gestão de Projetos e Programas em TIC
Gestão clássica e gestão ágil na atualidade. Gestão de Riscos. Gestão de Comunicação. Princípios de gestão ágil. Metodologias ágeis: Scrum, Kanban, XP, Spotify, Lean IT. Desafios e práticas atuais de gestão de Tecnologia da Informação. PMBoK –  Project Management Body of Knowledge
 24 horas

Carga horária total do Curso: 400 horas

Ementário (link)

O TCC é um módulo realizado nos últimos meses do curso, com determinados sábados de orientação remota. No TCC são colocados em prática os conhecimentos adquiridos.
Carga horária de TCC: 32 horas