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Objetivo do Curso
O curso de Governança de Tecnologia da Informação, com as aulas realizadas online e ao vivo, propicia grande interação entre alunos e professores. O curso oferece a formação de uma Especialidade Profissional com o objetivo de qualificar o aluno nas diversas dimensões da gestão relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Entre as dimensões abordadas no curso estão: a Gestão de Serviços; a Gestão de Projetos em TI ou envolvendo Tecnologia da Informação; o Alinhamento dos Processos Estratégicos de Negócios com os procedimentos, programas de investimento e recursos da área de TIC; a Gestão de Conhecimentos consolidados na cultura organizacional; a Gestão de Segurança e Confiabilidade de Recursos Tecnológicos; a Gestão da Qualidade de Informações; a Gestão de Aquisições e Contratos; a Engenharia de Sistemas baseada na Maturidade de Processos e Pessoas.
A importância estratégica atual da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações é reflexo da grande necessidade de informações e sinergia que é exigida dos atores ativos em uma sociedade dinâmica. Neste contexto, a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas envolvendo relacionamentos estruturados entre pessoas com múltiplos papéis (gestores, pesquisadores, técnicos e usuários de TI) em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte dos recursos tecnológicos necessários.
A Governança de TI envolve a concepção de processos de controles e gestão de indicadores que demonstre a coerência, a sustentabilidade e a transparência dos processos, serviços e estratégias de TI alinhados com os princípios de governança corporativa e com as estratégias e objetivos de negócio.
Conteúdos Abordados
As 15 disciplinas do curso apoiam-se nos seguintes conteúdos:
- COBIT – Control Objectives for Information and Related Technologies. ISACA.
- PMBoK – Project Management Body of Knowledge. PMI.
- DMBoK – Data Management Body of Knowledge. DAMA.
- CBoK – Business Process Management Common Book of Knowledge. ABPMP.
- BPMN – Business Process Modeling and Notation. OMG.
- ITIL – Technology Infrastructure Library. OGC.
- ISO/IEC 20000 – Gerenciamento de Serviços em TI.
- ISO/IEC 25000 – Requisitos e avaliação da qualidade de produtos de software.
- ISO/IEC 27000 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
- ISO/IEC 38500 – Framework para a governança eficaz de TI.
- entre outros ..