PROJETO

O conhecimento de conceitos de Matemática e Física são essenciais para os alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Faculdade de Tecnologia. Apesar disso, o índice de reprovação nessas disciplinas na FT é elevado (~40-6

O projeto está sendo implementado na sala de aula SA10 com recursos da Pró-reitoria num total de R$ 30 mil seguindo a divisão apresentada aqui. O histórico da implementação pode ser visto aqui.

O projeto também prevê a realização de encontros com os docentes que ministram as disciplinas de Física e Matemática para se discutir ideias para integrar o espaço nas disciplinas. Os relatos desses encontros podem ser vistos aqui.

2020:

8/05: Pintura da sala quase finalizada.

27/04: Retomada da pintura da sala.

2/04: Início do desenvolvimento de conteúdo para displays explicativos dos experimentos.

13/03: Interrupção das atividades de reforma na SA10 devido ao Covid-19.

12/03: Mudança de equipamentos e demonstrações para a SA10, realizada pelos bolsistas Carinna, Francisco e Marcelo.

05/03: Início da pintura artística na parede do fundo da SA10 feita pela artista Juliana Gonçalves.

30/01: Projetor disponível para instalação.

23/01: Reforma da SA10 iniciada.

17/01: Compra das 6 bancadas.

13/01: Compra do projetor.

3/01: Abertura de Ordem de Serviço com o SAR para as obras na SA10.

2/01: Reunião com Luiz e Ricardo sobre obras na SA10 para abrigar o Explora.

 

2019:

8/12: Sugestão finalizada de desenho para parede da SA10.

20/11: Aprovação dos bolsistas Francisco de Assis Oliveira Júnior e Carinna Nunes Tulha para participar da implementação da sala onde ficará o ExpLORa.

24/10: 3a Reunião do Explora.

9/10: Catalogação finalizada dos equipamentos/demonstrações disponíveis.

4/10: Aprovação da troca da lousa digital por  TV 70″.

30/9: Solicitação de substituição de compra de lousa digital por compra de TV 70″ junto à Reitoria.

26/9: 2a Reunião do Explora com a palestra do Prof. Cortelazzo sobre metodologias ativas. Reunião com SAR sobre a reforma da SA10.

23/9: Catalogação de equipamentos/demonstrações disponíveis na FT para futuramente compor o acervo do ExpLORa.

13/9: Reunião com Georgia (EA2) sobre uso do espaço. Algumas sugestões foram apresentadas como uso das demonstrações para a elaboração de vídeos feitos por alunos e professores para explicação de exercícios, sarau científico, uso de disciplinas AM para ter alunos para trabalhar no projeto. Indicação de apoio financeiro da direção para a reforma da SA10.

11/9: Estudo da possibilidade de substituir a lousa digital por uma  TV 4K 65″ já que o custo de videowall é alto para os recursos disponíveis do projeto. A opção de videowall pode ficar para o futuro com recursos de outros editais (Edital de Ensino, por exemplo).

3/9: Elaboração de orçamento de material para reforma na SA10.

31/8: Pesquisa de opções para videowall (algumas dicas aqui). Uma opção seria usar (i) um controlador para videowall 2×2 como o mostrado aqui (~R$ 1800) (ii) 4 TVs  55″ (~R$ 3000 cada) e (ii) 4 suportes para videowall LVW02-46F ELG (~R$ 500 cada). Para 55″ (124x73cm) distância recomendada de 3.5m (HD) e 2.1m (4K).

29/8: Envio de sugestões para desenho de decoração para aluna Juliana. Apresentação de estudo de cores feito pela Profa. Eloisa.  Estudo para aquisição de videowall via Edital de Ensino (Thiago) em substituição a lousa digital.

26/8: Disponibilização do relato da 1a reunião; modificação do logo para $\vec{E}\hspace{-1mm}\times\hspace{-1mm}\vec{p}\mathcal{L}0\mathbb{R}a$. Criação de planilha para coletar informação sobre os conteúdos e cronograma de disciplinas para estudo de coordenação de disciplinas. Envio da planilha para lista.

22/8: 1a reunião com professores.

22/8: Conversa com aluna Juliana do Programa de pós-graduação sobre desenhos artísticos para decorar sala do projeto.

25/7: Disponibilização dos recursos (R$ 30 mil) para o projeto junto a seção financeira da FT.

10/7: Elaboração do site para o Espaço (https://wordpress.ft.unicamp.br/explora).

4/7: Reunião com Eloisa sobre ideias para decorar a sala. A Profa. Eloisa se prontificou a fazer um estudo de cores da sala a partir da planta .dwg.

4/7: Criação do Logo

$e\hspace{-1mm}\times\hspace{-1mm}\vec{p}\vec{L}0\mathbb{R}a$

3/7: Criação da lista ‘explora’ com 17 professores;

3/7:  Conversa com Claudio sobre equipamentos e levantamento orçamentos.

a) bancada com gavetas (https://www.lojadomecanico.com.br/produto/12844/11/440/bancada-aberta-de-2-metros-com-tampo-de-madeira-e-2-gavetas-fercar-20m2gav, Características: Comprimento: 2000mm, Largura: 600 a 700 mm, Altura: 920mm, Espessura da madeira: 40mm

b) Projetor Benq 3200 Lumens 1080p Full HD TH683 (https://www.kabum.com.br/produto/84437/projetor-benq-3200-lumens-1080p-full-hd-th683?gclid=EAIaIQobChMIlO_fsuuY4wIVi4iRCh0gQgIPEAAYASAAEgIR5PD_BwE) 

c) Lousa de vidro, vidro incolor 6mm 2500 X 1200 com 4 prolongadores, 4 furos e 4 cantos arredondados

2/7:  Reunião sobre forma de aquisição dos equipamentos e levantamento de informações necessárias para as compras (Prof. Vitor, Profa. Cassiana, Claudio, Prof. Molina e Prof. Leandro). Como os equipamentos estarão disponíveis apenas no final do semestre e a SA10 já fora alocada para aulas, a implementação do espaço na SA10 ficará para 1S/2020.