O LAMOAM

Lamoam

No LAMOAM buscamos estabelecer medidas de monitoramento, preservação e intervenção, relacionadas ao solo, ar e águas.

Nossas pesquisas contam com a participação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e estão relacionadas aos seguintes temas:

  • Identificação de elementos potencialmente tóxicos, que afetam as condições ambientais
  • Identificação de fontes de poluição do ar e do solo;
  • Integração entre outras partes do meio ambiente;
  • Desenvolvimento de modelos preditivos;
  • Modelos receptores;
  • Caracterização de sistemas de gerenciamento de resíduos; e,
  • Elaboração de inventários de ciclo de vida.

Áreas de Pesquisa

Qualidade do Ar

Para conhecer a qualidade do ar, pesquisamos as fontes poluentes, monitoramos ambientes urbanos e rurais e fazemos previsões da qualidade do ar a partir de dados históricos. Para isso, usamos análises químicas e modelos computacionais. Além disso, avaliamos a influência das variáveis meteorológicas e os impactos da qualidade do ar na saúde.

Qualidade do Solo

Realizamos estudos de avaliação de qualidade de solos superficiais urbanos e agrícolas, por meio de coletas e análises químicas, da determinação da concentração de elementos potencialmente tóxicos em solos superficiais e a identificação de suas prováveis fontes emissoras.

Infraestruturas Verdes

Essas infraestruturas são fundamentais para naturalizar e desempermeabilizar espaços urbanos, formando uma rede conectada e multifuncional capaz de prestar serviços ambientais e ecossistêmicos à população. Neste sentido, realizamos estudos de análise de eficiência das Infraestruturas Verdes e dos cenários urbanos são realizados para embasar propostas de implementação com uso de ferramentas computacionais.

Resíduos Sólidos

Com o foco na avaliação do ciclo de vida (ACV) de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos, realizamos levantamentos de dados relacionados às emissões atmosféricas geradas nestes sistemas, bem como ao consumo de materiais e energia, e a partir da análise dos dados, são elaborados os inventários do ciclo de vida, os quais representam uma etapa fundamental de um estudo de ACV.

Professores

Professor Felippe
Felippe Benavente Canteras

Professor Doutor

email Lattes OrcID
Professora Carmenlucia
Carmenlucia Santos Giordano P.

Professora Associada

email Lattes OrcID
Professora Simone
Simone Andréa Pozza

Professora Associada

email Lattes OrcID

Orientações

Teses

Dissertações

Iniciação Científica

Projetos

Logo CNPQ Cinza

Processo nº 426074/2018-1 (2019 – 2022)

Inventários do Ciclo de Vida de Agregados Reciclados: Contribuição à Aplicação dos Princípios de Economia Circular na Indústria da Construção Civil Brasileira

Logo CNPQ Azul

Processo nº 440147/2019-0 (2019 – Atual)

Influência das áreas verdes urbanas em solos superficiais e material particulado atmosférico: composição inorgânica e prováveis fontes poluidoras

Logo CNPQ Cinza

Processo nº 403927/2016-1 (2017 – 2020)

Identificação de Substâncias Orgânicas Polares em Amostras de Material Particulado Utilizando Espectrometria de Massa de Altíssima Resolução

Financiamento

Onde Estamos

O Lamoam é sediado na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP

Rua Paschoal Marmo, 1888 - Jardim Nova Italia, Limeira - SP, 13484-332