dezembro 2, 2015

Projetos e Parcerias

Não só de pesquisas se constrói um laboratório, principalmente um laboratório de aplicação e pesquisa. Com essa visão, destacamos abaixo nossas principais parcerias e projetos executados ao longo de nossa vivência.

Projetos:

  • “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação” – MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Chamada Nº 18/2013.
     
    Coordenadora: Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez
    Instituição de Execução do Projeto (IES): Faculdade de Tecnologia – Unicamp
    Instituição Co-Executora do Projeto: Escola Estadual Profa. Judith Ferrão Legaspe
    Vigência: 1 ano (Abril 2014 – Março 2015)
     
    Com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, tivemos nosso projeto “Meninas construindo Robôs” deferido de acordo com o previsto edital.
     
    Objetivos da equipe: aumentar a conscientização e interesse em carreiras relacionadas a áreas de exatas, estimular e desmistificar as estudantes do ensino médio e dos primeiros anos de graduação o quão é interessante a área de exatas, compreendendo as engenharias de computação, elétrica, telecomunicações e mecatrônica. Aumentar o conhecimento e o conteúdo dos princípios básicos das exatas, mostrando que a participação feminina é minoria nas atividades envolvendo jovens em idade escolar do ensino médio. Para atingirmos estes objetivos é essencial estimular as estudantes de forma prática e dinâmica.
     
    Metodologia da equipe: Aplicando oficinas de robótica, vamos estimular a criatividade, o interesse em trabalhar conceitos gerais de física e matemática. Introduziremos as alunas em programação de computador, utilizando software livre para programação em blocos, denominado Minibloq. Com esta oficina “Meninas construindo Robôs”, teremos a oportunidade de ensinar de forma dinâmica microeletrônica e informática aplicada. Para que possamos atingir nossas metas e termos uma orientação do projeto, teremos nossas atividades avaliadas da seguinte maneira: Observação informal dos participantes. Discussão informal com os participantes. Discussão informal com o pessoal do projeto (bolsistas). Discussão informal com os pais ou outros grupos apoiadores (voluntários).Pesquisas com as participantes ou questionários pré e pós projeto. Coleta de dados formalizados com as pessoas envolvidos direto ou indiretamente com o projeto como os bolsistas, voluntários e pais (por exemplo, pesquisas, entrevistas)
     
  • Projeto de Extensão Comunitária – 8° Edital PREAC PEC 2014
     
    Coordenador: Prof. Dr. Hugo Enrique Hernandez Figueroa
    Instituição de Execução do Projeto (IES): Faculdade de Tecnologia / Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação – Unicamp
    Instituição Co-Executora do Projeto: Escola Estadual Profa. Judith Ferrão Legaspe
    Vigência: 1 ano (Julho 2014 – Junho 2015)
     
    Objetivo do projeto: Apoiar financeiramente projetos de Extensão Universitária que se enquadrem no conceito de Extensão Comunitária, fomentando as atividades de extensão e valorizando os docentes, alunos e funcionários que delas participem. Estabelecer o registro institucional das atividades desenvolvidas e dos resultados alcançados. Contribuir na formação cidadã dos alunos através das atividades propostas. Beneficiar diretamente as pessoas e comunidades externas envolvidas, capacitando-as para uma vivência cidadã mais digna e completa.
     
    Objetivos da equipe: Despertar o interesse e desmistificar as carreiras relacionadas as engenharias e orientar os alunos das escolas públicas do ensino médio que participarão destas atividades a como ter acesso ao ingresso na Unicamp e outras universidades da rede pública.
     
    Metodologia: Aplicação de oficinas de robótica com o objetivo de estimular a criatividade e despertar o interesse dos participantes pela robótica demonstrando os conceitos gerais de física, da matemática e da computação. Com estes conceitos os alunos poderão por exemplo, ter noção em programação de computadores, ter a oportunidade de criar suas próprias placas eletrônicas, criando e desenvolvendo circuitos.

 
Parcerias:
 

  • Intel Educação: Parceria para desenvolvimento de conteúdos educacionais baseados na placa de prototipagem Intel Galileo Gen2.
  •  

  • FEEC Unicamp – Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e Computacional (LEMAC): Parceria para desenvolvimento de soluções em identificação por rádio frequência (RFID), bem como para pesquisas na área de antenas voltada a simulação computacional.
  •  

  • FOTONICOM – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas: parceria para disseminação do conhecimento através de programas de divulgação, como palestras, atividades práticas laboratoriais, dentre outros.