Sobre o projeto
- Deve ser feito em dupla.
- O projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica, como por exemplo o Blender, Sketchup,
e Pov-ray. - Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado. A cada aula agendada neste período,
apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos
que não obedeçam estas observações. - Deve permitir o uso de transformações geométricas em alguma parte da cena,
seja uma rotação, translação ou escalamento (ou todas). - Deve usar os recursos da aula sobre modelos de iluminação.
- Deve usar pelo menos uma textura.
- Deve ser gerada uma animação de 10 a 30 segundos (limite: 3 minutos).
- A entrega será feita via CD ou DVD e deve conter um pequeno
relatório com o seguinte roteiro:
. Definição do projeto/problema: o que
faz seu projeto? descreva-o
. Ferramentas computacionais e linguagens:
cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
.
Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua
implementação.
. Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links
internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
.
Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e
instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo). - Veja aqui um exemplo de formatação para o relatório. [Exemplo de formatação do relatório do projeto]
Temas do projeto – 2012
Desenvolver UM dos projetos abaixo.
Festival de Curtas – Receita Federal
Criar uma animação de acordo com os temas indicados no EDITAL.
Festival Anima Mundi
Criar uma animação de acordo com o regulamento descrito no arquivo Regulamento Anima Mundi 2012.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2011
Desenvolver UM dos projetos abaixo.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2010
Desenvolver UM dos projetos abaixo.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Hospital
Criar uma cena gráfica alusiva a um hospital como, por exempo, uma sala de cirurgia, enfermaria, sala de espera ou fachada principal de algum hospital conhecido.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Programa educativo – computação gráfica
O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha
como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com
o programa gerado.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Critérios de avaliação
- Serão avaliados os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”. Além disso, será observada a
criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código
fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o
programa é executado) e data da entrega.
Data de entrega
- ST765A e ST765B – ver menu Atividades do TelEduc
Prev | Home |
Exercícios |