Exercícios

4.4. Exercícios

Exercício obrigatório (2018)

  1. Modele via OpenGL uma cena gráfica que contenha a simulação de um portal de entrada de uma cidade, contendo a via principal, a estrutura do portal e pelo menos 3 outros elementos.

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas (ou mouse) para permitir a interação do usuário com a cena, permitindo a sua rotação com relação ao eixo vertical e o efeito zoom. Tente fazer em escala (escolha as dimensões).

    Como sugestão, pesquise referências para a criação de sua cena gráfica. Tenha também em mente que este exercício será a base para os exercícios seguintes, que consistem na inclusão de textura e iluminação na cena.

Exercício obrigatório (2016)

  1. Modele via OpenGL uma cena gráfica que contenha a simulação de uma rodovia e uma passarela para pedrestes a partir do uso de formas geométricas simples.
    A cena deve possuir ao menos 3 outros elementos, tais como placas de sinalização, telefone de emergência e guard rails.

    ALTERNATIVAMENTE, pode ser modelado um portal de entrada de uma cidade, contendo a via principal, a estrutura do portal e pelo menos 3 outros elementos.

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas (ou mouse) para permitir a interação do usuário com a cena, permitindo a sua rotação com relação ao eixo vertical e o efeito zoom. Tente fazer em escala (escolha as dimensões).

    Como sugestão, pesquise referências para a criação de sua cena gráfica. Tenha também em mente que este exercício será a base para os exercícios seguintes, que consistem na inclusão de textura e iluminação na cena.

Exercício obrigatório (2015)

  1. Modele via OpenGL uma estrutura do tipo academia da melhor idade, a partir do uso de formas geométricas simples. A academia deve possuir pelo menos 4 aparelhos.

    A academia deve estar situada em um ambiente do tipo praça.

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas (ou mouse) para permitir a interação do usuário com pelo menos um dos aparelhos presentes na academia, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões).

    Como sugestão, pesquise referências para a criação de sua cena gráfica. Tenha também em mente que este exercício será a base para os exercícios seguintes, que consistem na inclusão de textura e iluminação na cena.

Exercício obrigatório (2014)

  1. Modele via OpenGL uma estrutura esportiva do tipo quadra de basquete, vôlei ou futebol de salão, por exemplo, a partir do uso de formas geométricas simples. A cena deve possuir pelo menos os seguintes ambientes/elementos:

    – chão / quadra;

    – tabelas /redes / traves ou equivalentes;

    – cercado e entrada principal ao ambiente;

    – pequena arquibancada ou banco de reservas.

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas para permitir a interação do usuário com algum objeto da cena, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (placar eletrônico etc).

    Como sugestão, pesquise referências para a criação de sua cena gráfica. Tenha também em mente que este exercício será a base para os exercícios seguintes, que consistem na inclusão de textura e iluminação na cena.

Exercício obrigatório (2013)

  1. Modele via OpenGL uma fazenda. Tenha como referência as imagens mostradas abaixo, “A fazenda do Mickey Mouse”, constituída de formas geométricas mais simples. A cena deve possuir pelo menos os seguintes ambientes/elementos:

    – casa principal

    – caixa d’água

    – cercado e entrada principal

    – jardim


    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas para permitir a interação do usuário com algum objeto da cena, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (Outros ambientes podem ser inseridos, tais como celeiro, catavento e estábulo).

    Como sugestão, pesquise outras referências para a criação de sua cena gráfica. Tenha também em mente que este exercício será a base para os exercícios seguintes, que consistem na inclusão de textura e iluminação na cena.

Exercício obrigatório (2012)

  1. Modele via OpenGL uma biblioteca. A cena deve possuir pelo menos os seguintes ambientes:

    – balcão de atendimento;

    – sala(s) de estudo em grupo;

    – estante para livros;

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas para permitir a interação do usuário com algum objeto da cena, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (Outros ambientes podem ser inseridos, tais como mesas de estudo individual, terminais para consulta do acervo, guarda-volume e sala da administração).

    Como sugestão, pesquise referências reais para a criação de sua cena gráfica.

Exercício obrigatório (2011)

  1. Modele via OpenGL uma pista de atletismo ou um hipódromo. A cena deve possuir pelo menos mais dois ambientes, por exemplo:

    – Pista de atletismo: tribuna, arquibancada, vestiário;

    – Hipódromo: tribuna, arquibancada, estábulo, estacionamento, bilheteria;

    Use objetos sólidos na modelagem. Use também teclas para permitir a interação do usuário com algum objeto da cena, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (equipamentos, cronômetro digital na pista, cerca para área de arremesso de peso, pódium etc).

    Como sugestão, pesquise referências reais para a criação de sua cena gráfica.

Exercício obrigatório (2010)

  1. Modele via OpenGL uma academia de ginástica. A cena deve possuir pelo menos um ambiente que simule a recepção da academia e
    dois aparelhos. Use teclas para permitir a interação do usuário com algum objeto
    da cena, provocando sua translação ou rotação, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (outros equipamentos, sala de administração, tatame etc).

Exercício obrigatório (2009)

  1. Modele via OpenGL uma cozinha conforme ilustra a Figura abaixo. Use as teclas a A para abrir e f F, para
    fechar a porta do(s) armário(s) ou a porta da janela americana, por exemplo. Tente fazer em escala (escolha as dimensões). Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério (detalhamento de fogão e geladeira, porta-pratos etc).

Exercício opcional (2009)

  1. Desenvolva um programa C/OpenGL que desenhe um círculo e um quadrado, lado a lado. O quadrado deve possuir lado igual a 10 e o círculo, raio 5. Escolha
    as dimensões da janela e outros parâmetros que se fizerem necessários.

    O programa deve permitir que o quadrado gire no sentido horário em torno de seu ponto central, quando o usuário teclar a letra “h”, e no sentido
    anti-horário quando for teclada a letra “a”.

Exercício obrigatório (2008)

  1. A coordenação do curso de Tecnologia em Informática tem um projeto de alterar a estrutura
    física do laboratório de informática 4 (novo layout), destinado ao desenvolvimento de trabalhos de conclusão
    de curso. Modele via OpenGL a área correspondente ao “novo LAB 4” (em escala, de preferência),
    contendo no mínimo:

    – bancadas para 20 computadores

    – 1 lousa branca

    – 1 porta (abertura lateral)

    – Suporte para retroprojetor no teto

    Os objetos deverão ser construídos com funções do tipo solid (veja exemplo abaixo de como passar
    do modelo wire para sólido). Caso insira telhado/cobertura no ambiente, permita que o mesmo seja habilitado/desabilitado através
    de uma tecla.


Exercício obrigatório (2007)

  1. Modele via OpenGL a área correspondente à secretaria acadêmica do CESET, contendo no mínimo:

    – balcão de atendimento

    – 1 mural de avisos

    – porta (abertura lateral)

    – Algum objeto sobre o balcão(ou escrivaninha)

    (Caso insira telhado/cobertura no ambiente, permita que o mesmo seja habilitado/desabilitado através
    de uma tecla)


Exercício obrigatório (2006)

  1. Modele via OpenGL um escritório (ou parte dele) contendo, no mínimo:

    – uma escrivaninha

    – prateleiras para livros

    – Algum objeto sobre a prateleira (ou escrivaninha)



Aquecimento (não é necessário entregar)

  1. (atenção! O enunciado dessa questão explica a passagem de wire para sólido) Copie o programa braco-garra.c que você criou com o
    nome braco-garra-3d.c. Neste novo programa, modifique
    o trecho da função main() que define o modo de
    apresentação no GLUT. Use a seguinte chamada para a função de inicialização:
    glutInitDisplayMode (GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB |
    GLUT_DEPTH)
    , pois inclui o tratamento de profundidade e de superfícies
    escondidas no OpenGL . Além disso, ao invés de utilizar chamadas à função glutWireCube(), inclua chamadas apenas à função glutSolidCube(), que contém os mesmos argumentos.
    Acrescente em init() a chamada da função glEnable(GL_DEPTH_TEST); de modo
    que o tratamento de
    superfícies escondidas seja feito pelo OpenGL. Na função display, substitua glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); por glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT|GL_DEPTH_BUFFER_BIT);.Utilize cores diferentes para
    cada uma das partes do braço, de modo a obter um modelo semelhante ao da Figura
    4-4
    .

  2. Faça alterações no programa braco.c de modo a compreender o uso de
    transformações geométricas. Implemente programas com um ou mais cubos (veja um exemplo em 4.2 Outros Programas Relacionados), efetuando translações, rotações e
    escalamentos em cubos específicos. Após ter o domínio das transformações (e o uso dos comandos
    glPushMatrix() e glPopMatrix()), siga
    resolvendo os próximos exercícios.


  3. Utilizando o programa braco.c como referência, implemente um
    programa braco-garra.c. Este programa deverá
    acrescente ao braço robótico uma garra com três dedos, sendo um indicador, um
    médio e um polegar, como mostra a Figura
    4-3
    . O usuário deverá poder rotacionar o dedo indicador com as teclas i e I, nos sentidos horário e
    anti-horário. Da mesma forma, as teclas p P deverão rotacionar o polegar, e teclas m M, o dedo médio do robô.


  4. Modele via OpenGL uma parte de um banheiro conforme mostra a Figura Figura
    4-5
    . Use as teclas a A para abrir e f F, para
    fechar a porta do armário que fica abaixo da pia do banheiro. Tente fazer em escala. Inclua
    também outro(s) elemento(s) a seu critério no programa anterior (vaso sanitário, armário
    ao lado do espelho, janela, paredes, chuveiro e box etc).