Introdução à computação gráfica com OpenGL |
||
|
Projeto Final – Computação Gráfica
Sobre o projeto
- GRUPO: deve ser feito em dupla.
- SOFTWARE: Blender. Alternativamente, o projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica (a combinar com o professor).
- PROPOSTA: Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado (ver Moodle) de acordo com o template [template: definição de projeto]. Elaborar um roteiro [Exemplo de roteiro] e um storyboard [Exemplo de storyboard].
- ACOMPANHAMENTO: A cada aula agendada neste período, apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos que não obedeçam estas observações.
- REQUISITOS CONTEÚDO DE CG: modelagem, uso de transformações geométricas, iluminação e textura.
- OUTROS REQUISITOS: A animação deve possuir uma imagem/tela/vídeo de abertura; inserir os créditos ao final da animação.
- DURAÇÃO DA ANIMAÇÃO: 10 a 30 segundos (limite: 3 minutos).
- ENTREGA – MÍDIA: via CD ou DVD. Incluir arquivos fontes/modelagem, vídeo em formato de fácil leitura (avi, por exemplo) e relatório.
- RELATÓRIO: elaborar um breve relatório com o seguinte esquema:
. Definição do projeto/problema: o que faz seu projeto? descreva-o
. Ferramentas computacionais e linguagens: cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
. Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua implementação.
. Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
. Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo).
. Veja aqui um exemplo de formatação para o relatório. [Exemplo de formatação/organização do relatório do projeto]
Data de entrega
- ST765A – ver Moodle
Critérios de avaliação
- os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”;
- data da entrega;
- Será observada a criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o programa/animação é executado) e créditos.
Temas do projeto – 2018
Escolher um dos temas abaixo.
|
Sugestão do professor (1)
Construir um “mini” video clipe de uma música ou trecho de música. Em geral, músicas infantis são mais fáceis de construir clipes. Alternativamente, grupos podem se reunir e construir, cada um, uma parte de um clipe de uma música maior.
Sugestão do professor (2) – Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Sugestão do professor (3)
Alguma animação alusiva ao tema “copa da Rússia 2018“.
Temas do projeto – 2016
Escolher um dos temas abaixo. |
Sugestão do professor (1)
Sinopse: no silêncio de uma cozinha objetos ou frutas começam a “andar” sozinho pelo chão. Ao se aproximar a câmera, observa-se que “seres indesejados” é que carregam essas coisas.
Sugestão do professor (2)
Sinopse: simular o passeio de avião, planador ou outro meio de transporte aéreo, fazendo manobras em uma paisagem natural com montanhas e outros elementos. Pode-se pensar em incluir o salto de um paraquedista.
Sugestão do professor (3)
Alguma animação alusiva ao tema “olimpíadas”.
Cena popular de um filme conhecido ou comercial de TV
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma cena famosa.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2015
Escolher um dos temas abaixo. |
Sugestão do professor (1)
Sinopse: em um picadeiro de circo há vários objetos de cenário utilizado em números de domadores de leões, malabaristas, equilibristas etc. Em um dado momento a iluminação principal é acionada (a que ilumina o apresentador, no meio do picadeiro) e ilumina diretamente uma caixinha ou baú. Após uma pequena aproximação da câmera surge, de repente, uma surpresa.
Sugestão do professor (2)
Sinopse: em uma mesa de trabalho de escritório encontram-se pilhas de papéis, canetas, porta-retratos, computadores etc. Não é uma mesa organizada. Sobre os papéis estão alguns “pesos de papéis” em formato de animais. Ao fim do dia, escritório vazio, esses animais fazem movimentos curtos, simples, e fazem barulho!
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2014
Escolher um dos temas abaixo. |
Sugestão do professor
Sinopse: sobre uma antiga cômoda há uma caixa de música fechada que se abre e uma bailarina começa a dançar. O som envolve o ambiente. Ao final a bailarina pode fazer uma reverência, como se agradecesse aos aplausos.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
======================= Alternativamente podem ser utilizados temas definidos por festivais de animação existentes, tais como: |
Festival do Minuto
Criar uma animação de acordo com os temas indicados no Festival do Minuto, categoria Animação.
(Inscrições até 31/05/14)
Festival Anima Mundi
Criar uma animação de acordo com o regulamento deste festival (ver em http://www.animamundi.com.br/).
Temas do projeto – 2013
Escolher um dos temas abaixo. |
Sugestão do professor
Sinopse: em uma antiga “radiola” é colocado um disco para tocar. Quando a música avança, começam a aparecer sobre o disco objetos ou cenários que lembram a música ou simplesmente as memórias geradas pela música no ouvinte.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
====== Alternativamente podem ser utilizados temas definidos por festivais de animação existentes, tais como: |
Festival de Curtas – Receita Federal
Criar uma animação de acordo com os temas indicados no EDITAL.
Festival Anima Mundi
Criar uma animação de acordo com o regulamento deste festival (ver em http://www.animamundi.com.br/).
Temas do projeto – 2012
Desenvolver UM dos projetos abaixo. |
Festival de Curtas – Receita Federal
Criar uma animação de acordo com os temas indicados no EDITAL.
Festival Anima Mundi
Criar uma animação de acordo com o regulamento descrito no arquivo Regulamento Anima Mundi 2012.
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2011
Desenvolver UM dos projetos abaixo. |
Frases e ditados populares
Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Temas do projeto – 2010
Desenvolver UM dos projetos abaixo. |
Música “Alegria” – Cirque du Soleil
Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:
– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;
– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;
– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.
Hospital
Criar uma cena gráfica alusiva a um hospital como, por exempo, uma sala de cirurgia, enfermaria, sala de espera ou fachada principal de algum hospital conhecido.
Música e animação
Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.
Programa educativo – computação gráfica
O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com o programa gerado.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Exercícios |
|