Estrutura programa

1.2. Estrutura básica de um programa

Programas criados com OpenGL podem se tornar bastante complicados diante do
volume de operações que podem ser realizadas. Entretanto, a estrutura básica de um programa é simples e
semelhante a programas escritos somente em C. A Figura
1-1
dá uma idéia das partes de um programa escrito em
OpenGL.

Callbacks são rotinas responsáveis em tratar eventos (interação do usuário, por exemplo). A
seqüência de operações, definida na função principal, normalmente é composta de:

Abra uma janela gráfica

Lembre-se que as funções do OpenGL são independentes do sistema operacional
utilizado. Logo, você terá que utilizar uma ou mais bibliotecas auxiliares que
permitam abrir uma janelas na tela do computador, tais como GLUT, WGL (para
Windows), glX (para o sistema XWindow), AGL (para Apple) ou PGL (para
OS/2).

Prepare OpenGL para desenhar na janela

Defina como OpenGL irá desenhar nesta janela, por exemplo, se será
utilizado double buffering ou single buffering, e se as imagens serão geradas
utilizando mapa de cores indexado ou diretamente no formato RGB.

Defina o sistema de coordenadas e o estado inicial do
OpenGL

Indique as características do sistema de coordenadas a ser utilizado, por
exemplo, os limites inferior e superior dos eixos coordenados. Defina as
fontes de luz existentes, cores para desenho de polígonos, modos de
preenchimento de superfícies etc.

Loop:

  • Trate os eventos de mouse e teclado;

  • Mude a cena com base nos eventos ocorridos;

  • Redesenhe a cena com OpenGL.