3.3. Exercícios
(Exercícios obrigatórios – 2010)
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Desenvolva um programa que leia pontos de um arquivo texto (coordenadas xy) e plote a figura correspondente em uma janela de tamanho 300×300. A figura deve representar um animal. Deve ser plotado a versão
com e sem preenchimento, lado a lado.
(Exercícios obrigatórios-2008) Implementar UM dos programas abaixo.
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Construir um programa chamado Transf.c que simule a transferência
de dados em uma rede. Esse programa deve desenhar quadrados à direita (download) à medida que o usuário
clica no botão direito do mouse, e desenhar quadrados à esquerda (upload) à medida que o usuário
clica no botão esquerdo do mouse. A figura abaixo ilustra um possível layout. -
Construir um programa chamado velocidade.c que simule um medidor
de velocidade de um automóvel. O acelerador é simulado pelo uso do mouse. Ao clicar na metade à
direita da janela, o ponteiro sinaliza que houve aumento de velocidade; Ao clicar na metade à
esquerda da janela, o ponteiro sinaliza que houve diminuição de velocidade. A figura abaixo ilustra um possível layout.
(Exercícios obrigatórios-2007)
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Construir um programa chamado Polig.c no qual é criado um
quadrado ou um triângulo preenchido com cor aleatória a cada vez que o usuário clica com o botão esquerdo
do mouse na janela de desenho. A escolha entre o quadrado e o triângulo é feita por meio de um
menu popup. A janela de desenho possui dimensões 256×256. O quadrado
criado deve ter um lado de 40 unidades e o seu centro coincide com as coordenadas (x,y) do
ponto clicado. O triângulo criado deve caber em um quadrado de 40 unidades de lado e o seu centro coincide com as coordenadas (x,y) do
ponto clicado.
(Exercícios opcionais – não é necessário entregar)
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Utilizando o programa preenchimento.c como referência,
implemente um programa denominado ruidos.c. Este programa deverá
desenhar dois polígonos em uma janela com fundo branco de dimensões 256×256 pixels.
Todos os polígonos devem estar inicialmente preenchidos com cores diferentes. A cada vez que o usuário
clicar com o mouse (botão direito) sob um polígono, deverá aparecer um ponto de cor aleatória no local clicado.
Essa cor deverá ser impressa na janela Terminal (as componentes R,G,B), juntamente com as coordenadas (x,y)
do ponto clicado. -
(opcional) Utilizando o programa preenchimento.c como referência,
implemente um programa denominado atributos.c. Este programa deverá
desenhar dois polígonos em uma janela com fundo branco de dimensões 256×256 pixels.
Todos os polígonos devem estar inicialmente preenchidos com cores diferentes e a cada vez que o usuário digitar a tecla C, a cor dos dois polígonos é alterada. Efetue a interação com o mouse de forma que ao clicar com o botão
esquerdo do mouse dentro de um dos polígonos, deverá ser impresso na janela Terminal as coordenadas (x,y) do ponto clicado e sua
cor de preechimento (R,G,B). Obs.: utilize a função glReadPixels(). -
(opcional) Crie um padrão de preenchimento com um logotipo ou um símbolo de clube de futebol.
Implemente um programa que desenhe em uma janela de fundo branco de dimensões
350×350 pixels um polígono (quadrado, triângulo, pentágono, círculo etc) com bounding box de dimensões
250×250 pixels. O polígono deve estar centrado na tela e preenchido com o padrão de
preenchimento criado. Atenção: colocar no portfólio (ou entregar em papel) a matriz que gerou o desenho.
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Construir um programa chamado quadrados.c no qual é criado um
quadrado preenchido com cor aleatória a cada vez que o usuário clica com o botão esquerdo
do mouse na janela de desenho. A janela de desenho possui dimensões 256×256. O quadrado
criado deve ter um lado de 50 unidades e o seu centro coincide com as coordenadas (x,y) do
ponto clicado.