Exercícios

3.3. Exercícios


(Exercícios obrigatórios – 2010)

  1. Desenvolva um programa que leia pontos de um arquivo texto (coordenadas xy) e plote a figura correspondente em uma janela de tamanho 300×300. A figura deve representar um animal. Deve ser plotado a versão
    com e sem preenchimento, lado a lado.


(Exercícios obrigatórios-2008) Implementar UM dos programas abaixo.

  1. Construir um programa chamado Transf.c que simule a transferência
    de dados em uma rede. Esse programa deve desenhar quadrados à direita (download) à medida que o usuário
    clica no botão direito do mouse, e desenhar quadrados à esquerda (upload) à medida que o usuário
    clica no botão esquerdo do mouse. A figura abaixo ilustra um possível layout.

  2. Construir um programa chamado velocidade.c que simule um medidor
    de velocidade de um automóvel. O acelerador é simulado pelo uso do mouse. Ao clicar na metade à
    direita da janela, o ponteiro sinaliza que houve aumento de velocidade; Ao clicar na metade à
    esquerda da janela, o ponteiro sinaliza que houve diminuição de velocidade. A figura abaixo ilustra um possível layout.