Instalação da biblioteca OpenGL no Dev-C++
Compilador Dev-C++
- O Dev-C++ utiliza o compilador MinGW (Minimalist GNU For Windows).
Sua instalação é simples não ocupa muito espaço (menos de 30M). - O Dev-C++ deve ser instalado na pasta C:
Biblioteca GLUT
Arquivo glut-devc.zip de março de 2011.
- A biblioteca GLUT é responsável pela criação janelas e o tratamento de seus eventos de forma independente do sistema operacional
utilizado. Para instalar a GLUT, siga os passos:
- Descompacte o arquivo glut.h no diretório /include/GL do Dev-C++;
- Descompacte o arquivo libglut.a e libglut32.a no diretório /lib do Dev-C++;
- Descompacte o arquivo glut32.dll no diretório windows/system.
Configuração e uso do ambiente
- Para compilar um programa OpenGL você deve:
- Criar um projeto vazio New / Project / Empty Project;
- Digitar o seu código fonte;
- Na barra de menu do DEV selecionar Project / Project Options;
- Na opção Further object files or link options escrever:
-lglut32 -lglu32 -lopengl32 - Remover as linhas #include <gl.h> ou #include <glu.h> do código fonte, deixando apenas o #include <gl/glut.h>;
- Compilar e executar.
Programa teste
- Inclua o programa teste_opengl.c em um projeto e execute-o. Caso apareça um quadrado preto em um fundo branco, sua
instalação está correta.
Prev | Home |
Instruções para instalação do OpenGL – Linux | Up |