Sobre o projeto
- Deve ser feito em dupla.
- O projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica, como por exemplo o Blender,
Pov-ray e Maya. - Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado. A cada aula agendada neste período,
apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos
que não obedeçam estas observações. - Deve permitir o uso de transformações geométricas em alguma parte da cena,
seja uma rotação, translação ou escalamento (ou todas). - Deve usar os recursos da aula sobre modelos de iluminação.
- Deve usar pelo menos uma textura.
- Deve ser gerada uma animação de 10 a 30 segundos.
- A entrega será feita via CD e deve conter um pequeno
relatório com o seguinte roteiro:
. Definição do projeto/problema: o que
faz seu projeto? descreva-o
. Ferramentas computacionais e linguagens:
cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
.
Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua
implementação.
. Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links
internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
.
Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e
instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo).
Temas do projeto
Desenvolver UM dos projetos abaixo.
Programa educativo – computação gráfica
O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha
como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com
o programa gerado.
Olimpíadas 2008
Criar uma cena gráfica alusiva aos jogos olímpicos 2008, na China.
Museu virtual
O projeto consiste na modelagem interna/externa de um museu. O museu deve conter uma exposição
qualquer, tais como quadros, esculturas, coleções etc. Fazer em escala.
Google 2008 International Model Your Campus Competition
Modelagem do campus do CESET, conforme regras da Competição. Deve ser usado o software Sketchup (free!).
Ver as regras em http://www.sketchup.com.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Critérios de avaliação
- Serão avaliados os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”. Além disso, será observada a
criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código
fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o
programa é executado) e data da entrega (abaixo).
Data de entrega
- Turma ST765B (segunda) – 09/06/2008
- Turma ST765A (terça) – 10/06/2008
Prev | Home |
Exercícios |