Projeto Final

Sobre o projeto

  • Deve ser feito em dupla.
  • O projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica, como por exemplo o Blender, Sketchup,
    e Pov-ray.
  • Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado. A cada aula agendada neste período,
    apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos
    que não obedeçam estas observações.
  • Deve permitir o uso de transformações geométricas em alguma parte da cena,
    seja uma rotação, translação ou escalamento (ou todas).
  • Deve usar os recursos da aula sobre modelos de iluminação.
  • Deve usar pelo menos uma textura.
  • Deve ser gerada uma animação de 10 a 30 segundos (limite: 3 minutos).
  • A entrega será feita via CD ou DVD e deve conter um pequeno
    relatório com o seguinte roteiro:
    . Definição do projeto/problema: o que
    faz seu projeto? descreva-o
    . Ferramentas computacionais e linguagens:
    cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
    .
    Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua
    implementação.
    . Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links
    internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
    .
    Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e
    instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo).
  • Veja aqui um exemplo de formatação para o relatório. [Exemplo de formatação do relatório do projeto]


Temas do projeto – 2012


Desenvolver UM dos projetos abaixo.

Festival de Curtas – Receita Federal


Criar uma animação de acordo com os temas indicados no EDITAL.


Festival Anima Mundi


Criar uma animação de acordo com o regulamento descrito no arquivo Regulamento Anima Mundi 2012.


Frases e ditados populares


Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.


Música “Alegria” – Cirque du Soleil


Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:

– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;

– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;

– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.


Música e animação


Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.


Tema customizado

Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.



Temas do projeto – 2011


Desenvolver UM dos projetos abaixo.

Frases e ditados populares


Criar uma cena gráfica alusiva a alguma frase famosa ou ditado popular.


Música “Alegria” – Cirque du Soleil


Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:

– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;

– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;

– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.


Música e animação


Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.


Tema customizado

Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.



Temas do projeto – 2010


Desenvolver UM dos projetos abaixo.

Música “Alegria” – Cirque du Soleil


Criar pequenas situações que combinem com a música título deste tema. Incluir filmagens reais da dupla, do grupo e/ou da turma de ST765. Algumas sugestões de cenas:

– Alguém (ou um animal) pulando em uma cama elástica;

– Crianças em algum brinquedo de parque infantil;

– modelo de faces (humanas ou robóticas) sorrindo.


Hospital


Criar uma cena gráfica alusiva a um hospital como, por exempo, uma sala de cirurgia, enfermaria, sala de espera ou fachada principal de algum hospital conhecido.


Música e animação


Sincronizar alguma música (ou trecho de música) com a animação de um objeto.


Programa educativo – computação gráfica


O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha
como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com
o programa gerado.



Tema customizado

Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.



Critérios de avaliação

  • Serão avaliados os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”. Além disso, será observada a
    criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código
    fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o
    programa é executado) e data da entrega.



Data de entrega

  • ST765A e ST765B – ver menu Atividades do TelEduc




Prev Home
Exercícios