Projeto Final

Sobre o projeto

  • Deve ser feito em dupla.
  • O projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica, como por exemplo o Blender,
    Pov-ray e Maya.
  • Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado. A cada aula acordada neste período,
    apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos
    que não obedeçam estas observações.
  • Deve permitir o uso de transformações geométricas em alguma parte da cena,
    seja uma rotação, translação ou escalamento (ou todas).
  • Deve usar os recursos da aula sobre modelos de iluminação.
  • Deve usar pelo menos uma textura.
  • A entrega será feita via CD e deve conter um pequeno
    relatório com o seguinte roteiro:
    . Definição do projeto/problema: o que
    faz seu projeto? descreva-o
    . Ferramentas computacionais e linguagens:
    cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
    .
    Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua
    implementação.
    . Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links
    internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
    .
    Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e
    instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo).


Temas do projeto


Desenvolver UM dos projetos abaixo.

Programa educativo – computação gráfica


O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha
como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com
o programa gerado.


Telejogo – animação


O projeto consiste na inclusão de funcionalidades no programa apresentado no Capítulo 7 –
Animação 2D. Pode-se incluir, por exemplo, traves e placar; permitir o movimento dos
jogadores (horizontal e vertical) e controlar o movimento da bola, de acordo com a posição
em que ela toca o jogador.


Avião


O projeto consiste na modelagem interna de um avião, sem a fuselagem. Este modelo
deve possuir, por exemplo, poltronas, sinalização de luzes do corredor, divisórias de 1a.
classe etc.

Jogos/brinquedos


Modelar jogos simples, como por exemplo, pega-objetos (de parque de diversões) e tiro-ao-alvo;
ou modelar brinquedos de parque de diversões, tais como carrosel, roda-gigante etc.


Tema customizado

Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.



Critérios de avaliação

  • Serão avaliados os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”. Além disso, será observada a
    criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código
    fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o
    programa é executado) e data da entrega (abaixo).



Data de entrega

  • Turma ST765A (quarta) – 22/11/2006




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