Sobre o projeto
- Deve ser feito em dupla.
- O projeto pode ser feito em qualquer outro software da área de computação gráfica, como por exemplo o Blender,
Pov-ray e Maya. - Discutir suas idéias e mostrar um esboço no período acordado. A cada aula acordada neste período,
apresentar o estado de desenvolvimento do projeto. Não serão aceitos projetos
que não obedeçam estas observações. - Deve permitir o uso de transformações geométricas em alguma parte da cena,
seja uma rotação, translação ou escalamento (ou todas). - Deve usar os recursos da aula sobre modelos de iluminação.
- Deve usar pelo menos uma textura.
- A entrega será feita via CD e deve conter um pequeno
relatório com o seguinte roteiro:
. Definição do projeto/problema: o que
faz seu projeto? descreva-o
. Ferramentas computacionais e linguagens:
cite-as (linguagens, API’s, editores de texto e desenho etc).
.
Experimentos/resultados/comentários: apresente algumas imagens de sua
implementação.
. Bibliografia: cite as fontes (livros, apostilas, links
internet etc) que você usou para poder definir e resolver o problema.
.
Anexos: disponibilize o código fonte e o executável, arquivos de texturas, makefile e
instruções gerais de compilação e execução (arquivo LEIAME, por exemplo).
Temas do projeto
Desenvolver UM dos projetos abaixo.
Programa educativo – computação gráfica
O projeto consiste em desenvolver um tutorial no qual se explica algum tema/conteúdo da disciplina de CG. Tenha
como exemplo os tutoriais do Nate Robins (ver TelEduc), onde existe interação do usuário com
o programa gerado.
Telejogo – animação
O projeto consiste na inclusão de funcionalidades no programa apresentado no Capítulo 7 –
Animação 2D. Pode-se incluir, por exemplo, traves e placar; permitir o movimento dos
jogadores (horizontal e vertical) e controlar o movimento da bola, de acordo com a posição
em que ela toca o jogador.
Avião
O projeto consiste na modelagem interna de um avião, sem a fuselagem. Este modelo
deve possuir, por exemplo, poltronas, sinalização de luzes do corredor, divisórias de 1a.
classe etc.
Jogos/brinquedos
Modelar jogos simples, como por exemplo, pega-objetos (de parque de diversões) e tiro-ao-alvo;
ou modelar brinquedos de parque de diversões, tais como carrosel, roda-gigante etc.
Tema customizado
Discutir com o Professor em sala de aula, seja o tema e/ou a ferramenta de desenvolvimento do projeto.
Critérios de avaliação
- Serão avaliados os aspectos listados no tópico “Sobre o Projeto”. Além disso, será observada a
criatividade, originalidade, dificuldade na modelagem, organização do código
fonte (e documentação), imagem de abertura (primeira imagem mostrada quando o
programa é executado) e data da entrega (abaixo).
Data de entrega
- Turma ST765A (quarta) – 22/11/2006
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