28/04/2021

NOSSA HISTÓRIA

O Grupo de Pesquisa MATS teve início em 2012, quando a profa. Dra. Gisleiva Ferreira iniciou as suas orientações de pós-graduação e iniciação científica na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Os primeiros estudos foram sobre o uso de um resíduo industrial, a areia descartada de fundição (ADF). Depois iniciamos estudos sobre outros resíduos sólidos, sempre aplicados como matéria-prima de materiais de construção. Atualmente, os principais resíduos estudados são: escórias de alto forno, escórias de aciaria (escória de forno panela), resíduos de biomassa (cinzas e biochar), resíduos de construção e demolição (RCD).

Em conjunto aos estudos citados, iniciamos pesquisas sobre o uso do ensaio de ultrassom, técnica não destrutiva, aplicada à caracterização e classificação de materiais de construção, além de ferramenta utilizada no monitoramento e inspeção de estruturas.

Atualmente, as atividades são desenvolvidas nos Laboratórios de Materiais de Construção, Solos e Transportes, Ensaios Destrutivos e Ensaios não destrutivos da FT-Unicamp. Além disso, temos pesquisas em parceria com pesquisadores de outras unidades da Unicamp (FEC e Feagri).