Técnicos da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí (UGISP), visitaram a feira IFAT 2022 (Leading Trade Fair for Environmental Technologies), maior evento dedicado a tecnologia em tratamento de resíduos, realizado em Munich. O resultado da viagem é a formalização de termo de cooperação entre Jundiaí e a cidade de Hamburgo, na Alemanha, com foco no aprimoramento das legislações e desenvolvimento de tecnologias.
O gestor da UGISP, Adilson Rosa e o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, se reuniram com o Prof. Dr. Ruediger Siechau, Diretor Presidente da empresa pública SRHH Stadtreinigung Hamburgo e a vice-reitora da Universidade Técnica de Hamburgo (TUHH), Profa. Dra. Enga. Kerstin Kuchta para a formalização da cooperação.
“A Alemanha é o país que trata todo o seu resíduo sólido. Jundiaí tem o objetivo de agregar essas inovações e avançar, inclusive, na regionalização”, comentou o gestor.
A partir de agora, serão realizadas visitas técnicas para o desenvolvimento de gestão de resíduos que privilegie a reciclagem de materiais e a recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos. Também podem ser elencados compromissos relacionados com a inclusão social, educação ambiental, proteção climática e fundamentalmente o desenvolvimento econômico e a geração de empregos verdes.
Reunião realizada na feira, na Alemanha, formalizou cooperação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
“Esta cooperação oportunizará que Jundiaí se posicione como uma cidade modelo para a gestão de resíduos, melhorando as condições ambientais, otimizando a cadeia econômica em razão da introdução de subprodutos no mercado e ainda, abrindo as portas para um conhecimento de ponta que poderá ser explorado ainda durante a formação de nível médio, acadêmica e profissional no município”, detalha o diretor Marcio Moraes.
Fonte: https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-fecha-parceria-para-inovacao-em-tratamento-de-residuos-solidos/