Sobre o tema

No ano de 2015 através da Cúpula da ONU foram definidos dezessete Objetivos comuns para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os quais estão em destaque questões como o desenvolvimento de infraestruturas resilientes, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação. De acordo com essa ótica, o desenvolvimento de construções e cidades sustentáveis e inteligentes são temas atuais de grande relevância, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também do ponto de vista de mercado e de políticas públicas.

As metodologias para certificação ambiental de edificações evoluíram rapidamente da década de 90 aos dias atuais, tendo como foco o desenvolvimento de construções sustentáveis, embasadas nos preceitos de sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Hoje o Brasil é o 4º país em um ranking de 167 em relação ao maior número de edificações que buscam a certificação LEED. São mais de 1300 projetos registrados no Brasil e mais de 500 certificados. Recentemente, o GBC Brasil também lançou uma nova certificação no mercado, o GBC ZERO ENERGY que reconhece edificações autossuficientes em energia na operação frente um alto plano de eficiência energética, excelente operação e geração de energia renovável “on site” e “off site”. A iniciativa está alinhada com os compromissos dos GBCs durante o COP Paris.

O surgimento do processo AQUA no Brasil se dá em 2008, e a criação da Rede Internacional de certificação HQE em 2013 visando a unificação de critérios e indicadores em nível mundial, criando uma identidade de marca única global. No Brasil a fundação Vanzolini já emitiu (entre 2009 a 2016) certificações AQUA-HQE para 255 empreendimentos, 427edifícios (215 residenciais e 176 não residenciais), 88 casas, 8 bairros e 1 porto.

O tema geral do Fórum e os temas escolhidos para as palestras tem a preocupação de integrar conceitos e conhecimentos das grandes áreas de conhecimento dos cursos de graduação e do programa de pós-graduação desenvolvidos na Faculdade de Tecnologia: Construção de Edifícios, Ambiental, Telecomunicações e Informática. O Fórum trará a possibilidade de divulgar conhecimentos tecnológicos de ponta e provocar o debate interdisciplinar entre os temas abordados através de olhares diversos e complementares de especialistas das diversas áreas envolvidas.