Palestrantes

Alexandre Bueno: Empresário com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias de mercado, auxiliando na definição, análise e cumprimento de metas, captação de recursos e desenvolvimento de equipes. Sócio-fundador da Fibo, empresa pioneira em IoT no Brasil e responsável pelo evento IoT Experience, considerado um dos mais relevantes da América Latina a respeito do tema internet das coisas. Um dos idealizadores do IoT Academy – associação que tem o objetivo de estreitar os laços entre clientes e empresas de tecnologias de modo a acelerar o processo de validação e adoção de IoT que efetivamente agreguem valor ao cliente.

Alexandre Junqueira: Alexandre é o guru de tecnologia da Yellow Ventures e CEO da KONKER. Ele é co-fundador da Inmetrics, empresa de tecnologia brasileira que em 15 anos de história saiu da incubadora da Unicamp para se tornar a líder em otimização de TI da América Latina. Na Inmetrics, Junqueira exerceu diversas posições executivas senior, incluindo CTO e líder responsável pelas operações no Chile e na Colômbia. Ele já liderou trabalhos de tecnologia para diversas empresas de grande porte em várias indústrias: financeira, pagamentos, seguro, telecom, varejo, manufatura e transporte. Mais recentemente, Alexandre está envolvido com novas linhas de negócio em mercados transformadores, como fintech, e-health e IoT. Junqueira é formado em Ciência da Computação pela Unicamp. Atualmente lidera a KONKER, que é uma empresa focada no desenvolvimento do ecossistema para criação de soluções de IoT e de uma plataforma open-source para acelerar e viabilizar a criação dessas soluções.

Felipe Faria: Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e Presidente do Comitê Regional das Américas do World Green Building Council. Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 10 no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações verdes. Felipe também atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como ferramenta líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua atual versão (LEED v4) e da criação do sistema internacional de benchmark em edificações, plataforma ARC. Atualmente, Felipe faz parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de 80 Conselhos localizados em diferentes países.

Franco Ferraz: Arquiteto e urbanista formado pela PUC Campinas em 89, corresponsável pelo escritório de arquitetura FF&LG há 29 anos, atuando em todos os tipos de projetos de arquitetura e CEO da empresa ARQTUS concept voltada a reunir todos os elementos de arquitetura, tecnologia, urbanismo e sustentabilidade para a melhoria da vida humana através dos projetos.

Manuel Carlos Reis Martins: Coordenador Executivo – Projetos AQUA, PBE-Edifica e EPD Brasil na Fundação Vanzolini e membro do Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo – CONECTICIDADE, da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica – USP e Ph.D. pelo Imperial College – London University. Especialização: AQUA-HQE e Gestão de Empresas – Brasil, França e Japão. Foi: Diretor da Engenharia Civil e Coordenador da Qualidade do IPT, Diretor de Certificação da ABNT, Presidente do Instituto Paulista da Qualidade, Coordenador de Certificação de Sistemas de Gestão da Fundação Vanzolini e Professor de Sistemas de Gestão Integrada – pós-graduação na Faculdades São Luiz-SP, Faculdades São Francisco-Campinas, FIA/FEA-USP e IEE/USP.

Maria Luiza Salomé: Engenheira Civil formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), Auditora da área de Certificação da Fundação Vanzolini e membro do núcleo de pesquisas em Smart Cities (Iniciativa Fundação Vanzolini e Politécnica da USP). Especialista em certificação ambiental AQUA-HQE.