Home » FAQ

FAQ

Sobre o Programa Duplo Diploma

1. O que é o Programa Duplo Diploma?

R. O Programa Duplo Diploma é fruto de um acordo entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de Coimbra (UC) em Portugal, que estabelece a possibilidade de intercâmbio de estudantes de graduação com vistas à obtenção simultânea do diploma de Licenciatura em Engenharia Informática da UC e do diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNICAMP.

2. Quem pode se candidatar ao Programa Duplo Diploma?

R. Podem se candidatar ao Programa Duplo Diploma os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da UNICAMP que possuem Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a 0,7 e que já concluíram pelo menos 50% do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sobre a instituição parceira no Duplo Diploma

3. Qual é a história da Universidade de Coimbra?

R. A Universidade de Coimbra (UC), com mais de sete séculos, uma das mais antigas da Europa e a segunda mais antiga da Península Ibérica faz parte da história das Universidades desde os finais do século XIII.

Hoje, a Universidade de Coimbra, com suas oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e de Ciência da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física), com mais de 20 mil alunos e com três polos, tem uma estrutura bem diferente, tendo passado por transformações profundas (reforma iluminista, período liberal, primeira república, estado novo).

Veja mais detalhes em http://www.uc.pt

4. E sobre a Faculdade de Ciências e Tecnologia?

R. A Faculdade de Ciências e Tecnologia surgiu como Faculdade de Ciências, em 1911, resultado da fusão das Faculdades de Matemática e Filosofia Natural e só em 1972 recebe o nome que atualmente apresenta.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) participa intensa e ativamente da investigação científica em todas as suas áreas, da Matemática à Eng. Mecânica, da Química à Antropologia, da Biologia à Física, passando por todas as outras Engenharias e demais áreas da Ciência e Tecnologia.

Veja mais detalhes em http://www.uc.pt/fctuc

5. E sobre o histórico do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática?

R. O Curso de Licenciatura em Engenharia Informática foi proposto em 1984 (Portaria n. 401/84) pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde 1982 o Departamento de Engenharia Eletrotécnica já oferecia o Curso de Mestrado em Ciências de Computação e criar o Curso de Licenciatura foi uma tendência natural. Posteriormente, em 1995, com a criação do Departamento de Engenharia Informática, tanto a Licenciatura quanto o Mestrado passam a ser responsabilidade do recém-criado departamento.

A Licenciatura em Engenharia Informática tem um total de 180 ECTS (European Credit Transfer System, correspondendo a 27 horas de esforço na UC. Veja pergunta 9) e uma duração normal de seis semestres, em sintonia com a esmagadora maioria das universidades de referência no espaço nacional e europeu, que adotou a duração de três anos e 180 ECTS para o 1º ciclo de estudos na área da Engenharia Informática (modelo 3 + 2).

Veja detalhes em http://www.uc.pt/fctuc/Ensino/cursos/1ciclo/lista/LEI

6. E sobre a cidade de Coimbra?

R. Coimbra é a maior cidade da região central de Portugal, com aproximadamente 143 mil habitantes, dos quais 30 mil são estudantes. É uma cidade universitária, cuja origem está ligada à Universidade de Coimbra. É uma das cidades portuguesas mais importantes por atrair diversas empresas e organizações, além de se situar no centro de Portugal. Veja mais detalhes em http://www.cm-coimbra.pt. Veja também a localização de Coimbra em http://goo.gl/maps/LCNEA

Sobre o curso de Licenciatura em Engenharia Informática

7. Esse curso é equivalente a um curso de Licenciatura no Brasil, isto é, um curso que forma professores?

R. Não. A nomenclatura na Europa difere da nomenclatura no Brasil. Portanto, não é equivalente a um curso de licenciatura – que forma professores – no Brasil.

8. Esse curso é equivalente a um curso de Engenharia no Brasil?

R. Não. Apesar do termo “engenharia” aparecer no nome, esse curso não equivale a um curso de Engenharia no Brasil.

9. O que é ECTS (European Credit Transfer System)?

R. ECTS ou Sistema Europeu de Transferência de Créditos é proposta de generalização de um sistema de créditos, criado pelos países da Comunidade Europeia (CE) signatários da declaração de Bolonha, com o objetivo de gerar procedimentos comuns que garantissem o reconhecimento da equivalência académica dos estudos efetuados em outros países da CE.

O sistema ECTS é baseado no principio que 60 créditos medem a carga de trabalho em tempo integral ao longo de um ano acadêmico para um estudante típico. Assim, na Universidade de Coimbra, 1 crédito equivale a 27 horas de trabalho. Essas horas de trabalho incluem aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, pesquisas, trabalhos acadêmicos, bem como exames ou outras formas de avaliação.

 10. Qual a matriz curricular do curso de Licenciatura em Engenharia Informática?

R. A matriz curricular do curso de Licenciatura em Engenharia Informática (2010) está descrita a seguir. Cada disciplina conta 6 ECTS.

Semestre Discilpina Semestre Disciplina

1

Análise Matemática I

2

Análise Matemática II

1

Álgebra Linear e Geometria Analítica

2

Estatística

1

Estruturas Discretas

2

Princípios de Programação Procedimental

1

Introdução a Programação e Resolução de Problemas

2

Arquitetura de Computadores

1

Tecnologia dos Computadores

2

Tópicos de Física Moderna

3

Teoria da Informação

4

Análise e Transformação de Dados

3

Introdução às Redes de Comunicação

4

Multimédia

3

Programação Orientada a Objetos

4

Simulação e Computação Científica

3

Teoria da Computação

4

Algoritmos e Estrutura de Dados

3

Sistemas Operativos

4

Protocolos de Comunicação

5

Bases de Dados

6

Computação Gráfica

5

Comunicação Técnica

6

Introdução à Inteligência Artificial

5

Engenharia de Software

6

Compiladores

5

Sistemas Distribuídos

6

Sistemas de Informação

5

Processos de Gestão e Inovação

6

Laboratório de Programação Avançada


11. Qual o total de créditos e a duração do curso e de Licenciatura em Engenharia Informática?

R. A Licenciatura em Engenharia Informática tem um total de 180 ECTS e uma duração normal de seis semestres.

Cada estudante da Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) pode inscrever-se em cada ano letivo no número de disciplinas correspondentes a um máximo de 60 ECTS no ano letivo em que se matricule pela primeira vez. Em anos posteriores, cada estudante poderá inscrever-se em disciplinas que perfaçam um máximo de 75 ECTS e com uma concentração máxima por semestre de 37.5 ECTS. Os 7.5 ECTS adicionais por semestre só poderão ser usados para inscrição em disciplinas a que o aluno já tenha anteriormente estado inscrito. Aos alunos que no ano anterior obtiveram aproveitamento pleno com uma média no escalão A, faculta-se a possibilidade de inscrição a 42 ECTS por semestre.

Considera-se que a estimativa do trabalho a desenvolver por um estudante, a tempo integral, durante um semestre curricular é cumprido num período de 20 semanas, sendo 15 semanas dedicadas a atividades de aprendizagem que envolvam uma componente letiva presencial e as restantes 5 semanas a atividades de aprendizagem em que o número de horas de contato é substancialmente reduzido.

12. Onde é a sede do curso de Licenciatura em Engenharia Informática?

R. O endereço da sede do curso é Pólo II – Pinhal de Marrocos, 3030-290, Coimbra. Veja o mapa em http://goo.gl/maps/NZPJN

Sobre o processo para obter o Duplo Diploma

13. O que devo fazer para obter o Duplo Diploma na Universidade de Coimbra?

R. É preciso executar um plano composto de quatro etapas descritas a seguir:

I.            O aluno deve cursar os três primeiros semestres na Unicamp, completando o ciclo básico.

II.            Participar da seleção para o duplo diploma, que ocorre anualmente.

III.            Cursar dois semestres subsequentes na Universidade de Coimbra, de setembro a julho, de acordo com a matriz curricular do curso Licenciatura em Engenharia Informática e obter, pelo menos, 30 ECTS em disciplinas (equivalente a 5 disciplinas).

IV.            Cursar o último semestre no curso de TADS da Unicamp, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso ou Estágio Supervisionado.

É importante destacar que, antes de participar dos cursos na Universidade de Coimbra, é necessário elaborar um Plano de Estudos onde se especificam as equivalências entre disciplinas, atividades pedagógicas e, eventualmente, estágios que o aluno deve cumprir para satisfazer as exigências da Universidade de Coimbra e convalidar o duplo diploma.

14. O que é o Plano de Estudos e como devo fazê-lo?

R. O Plano de Estudos é uma lista de disciplinas que o estudante deverá cursar na Universidade de Coimbra indicando, inclusive, as disciplinas do curso de TADS que serão convalidadas caso o aluno seja aprovado nas disciplinas cursadas.

O Plano de Estudos deve ser feito junto com a coordenação do curso de TADS, antes da ida do aluno para a Universidade de Coimbra, de forma que o aluno possa ter a garantia de que seus créditos na UNICAMP serão adequadamente convalidados na sua volta. A falta desse plano impede a convalidação de créditos.

O formulário está disponível neste link.

15. Será preciso trancar o curso de TADS antes de ir para a Universidade de Coimbra?

R. Sim. O trancamento de matrícula é a suspensão temporária da matrícula do aluno, sem a perda do vínculo com a UNICAMP.  O aluno deve preencher o formulário disponível no link a seguir e gerar o arquivo para ser levado ao coordenador para emitir o parecer. No campo “Motivo”, o aluno deve assinalar o item “08 – cursando outra faculdade”; e no campo “Observações” deve escrever a seguinte informação “Solicito trancamento do curso de TADS na Unicamp para participar do Programa Duplo Diploma em parceria com a Universidade de Coimbra”.

http://www.dac.unicamp.br/portal/grad/matricula/trancamento_de_matricula

16. Haverá um processo de seleção?

R. A princípio, todos os alunos que atendem os critérios para se candidatar ao Programa Duplo Diploma (veja pergunta 2) estão pré-selecionados. No entanto, anualmente a coordenação informará a quantidade de vagas disponíveis para o programa. Caso a quantidade de vagas seja inferior ao número de alunos pré-selecionados, será feita uma seleção baseada no Coeficiente de Rendimento (CR).

A coordenação também envidará esforços para conseguir bolsas de estudos (no máximo 5 bolsas) para os alunos com o melhor CR. Os estudantes que atendem os critérios para a candidatura ao Programa Duplo Diploma que se dispuserem a arcar com todos os custos de viagem e permanência na Universidade de Coimbra também poderão participar, se forem selecionados.

 

17. Qual o cronograma a ser seguido até o embarque dos alunos?

R. O cronograma seguirá as etapas a seguir. Observe também quem são os responsáveis por cada etapa.

Etapa

Período

Responsável

Manifestação do interesse em participar do programa Duplo Diploma. Até 15 de fevereiro
do ano corrente.
Estudante interessado
Divulgação dos alunos selecionados e dos bolsistas (se houver). Até 15 de março
do ano corrente.
Coordenação do Curso de TADS.
Elaboração do Plano de Estudos na Universidade de Coimbra e entrega do pedido de trancamento de curso. Até 30 de junho
do ano corrente.
Estudante Interessado e Coordenação do Curso de TADS.
Embarque para Portugal Até 30 de agosto
do ano corrente.
Estudante Interessado.
Participação efetiva do estudante no programa Duplo Diploma Até 31 de julho
do ano subsequente.
Estudante Interessado.
Embarque de volta para o Brasil Até 31 de agosto
do ano subsequente.
Estudante Interessado.
Entrega da documentação na coordenação para convalidação dos créditos Até 31 de agosto
do ano subsequente.
Estudante Interessado.

Sobre os custos para o Duplo Diploma

18. Quais os custos administrativos para obter o Duplo Diploma?

R. Não há custos relativos à matrícula. No entanto, cursos extras, atividades culturais e toda atividade que não faz parte dos cursos regulares oferecidos pela Universidade de Coimbra precisam ser pagos à parte.

19. Há outros custos com os quais devo me preocupar?

R. Sim. O estudante será responsável pelas despesas com o visto, seguro, passagens, alojamento, alimentação, transporte local, compra de material para estudos e outras despesas pessoais. Existe a possibilidade de se conseguir bolsas de estudos para cobrir parte desses custos, mas esta possiblidade ainda não está confirmada.

Sobre a ida e estadia na Universidade de Coimbra

20. Preciso tirar um visto português para ir?

R. Sim. O Consulado Geral de Portugal em São Paulo (http://www.consuladoportugalsp.org.br) fica na Rua Canadá, 324 – Jardim América, São Paulo. Veja o mapa em http://goo.gl/maps/QYZ7t . Você deverá obter um Visto de Residência para Estudo. Veja detalhes em http://www.consuladoportugalsp.org.br/vistoresidencia.htm . Note que o prazo para obtenção desse visto é de 60 dias. Portanto, você deve começar a reunir os documentos e iniciar o processo assim que for aceito no Programa Duplo Diploma.

Dê uma olhada nos procedimentos específicos da Universidade de Coimbra em http://www.uc.pt/driic/mobilidade, na seção Estudantes “incoming”.


21. Quando eu chegar à Universidade de Coimbra, o que devo fazer?

R. Ao chegar à Universidade de Coimbra, é preciso dirigir-se à Divisão de Relações Internacionais (DRI) para apresentar a documentação necessária. Veja detalhes em http://www.uc.pt/driic/mobilidade/ac

23. Se eu tiver problemas, a quem devo reportar?

R. Na ocorrência de problemas, procure imediatamente seu tutor na Universidade de Coimbra. Ele vai orientá-lo para resolver o problema. Em último caso, esgotadas todas as possibilidades de solução do problema em Coimbra, entre em contato com o coordenador do curso de TADS na FT.