Objetivos

Ambientes saudáveis de trabalho que não gerem doenças ocupacionais têm sido uma busca cada vez mais valorizada nas organizações. Cientes de sua responsabilidade social, a par do lucro que as empresas buscam auferir, a saúde e o bem-estar daqueles que com elas alcançam seus objetivos está cada vez mais em evidência. E os gestores sabem que pessoas mais saudáveis trabalham melhor, mais satisfeitas e atingem resultados mais expressivos.

O curso de Pós-Graduação em Higiene Ocupacional, modalidade Especialidade Profissional, tem o objetivo de contribuir com a melhoria dos ambientes de trabalho das empresas com a formação de especialistas que a partir da identificação, análise e avaliação dos riscos ambientais possam sugerir medidas para sua eliminação e/ou controle.

Para tanto, o curso visa a fornecer aos profissionais de nível superior, de diversas áreas afetas ao tema, conhecimentos específicos em higiene ocupacional, de modo a estarem capacitados a identificar, analisar, avaliar e propor tratamento dos riscos relacionados à exposição de trabalhadores a agentes físicos, químicos e biológicos originados nos ambientes de trabalho.

Com isso, pretende-se formar especialistas em Higiene Ocupacional com a capacidade técnica para a solução dos riscos que possam causar danos à saúde dos trabalhadores nos mais diversos ambientes de trabalho. Também tem-se a intenção de contribuir com a visão estratégica de profissionais para, em conjunto com as empresas, definirem as melhores soluções na promoção de ambientes favoráveis ao bom desempenho e à produtividade. Como consequência, previne-se também possíveis passivos trabalhistas das organizações em relação a seus trabalhadores.

A conclusão do curso se dará com a integralização de todas as disciplinas (360 h/aula) em um prazo máximo de 4 semestres. Caso o aluno não consiga a integralização neste prazo máximo, deverá realizar nova matrícula em turma subsequente para realizar as disciplinas faltantes.