Perguntas

  • Em que dia da semana e em que período o curso será oferecido?

O curso será online – sincrono e ocorrerá aos sábados, quase sempre alternados, das 8:30h às 17:30h (manhã e tarde).

  • Há limites mínimo e máximo de alunos por turma?

O curso será oferecido a partir do número mínimo de 20 (vinte) participantes e as turmas poderão contar com o número máximo de 40 (quarenta) participantes. A princípio, serão aceitas inscrições sem considerar o limite de 40 (quarenta) interessados, pois somente após as mesmas encerradas haverá a análise da documentação dos interessados por ordem de chegada dos documentos. A partir daí terá início o período de matrícula para o qual um número máximo de quarenta inscritos, com toda a documentação requerida entregue, será chamado pela ordem de entrega. Os demais interessados ficarão em lista de espera para oportunidades futuras de oferecimento do curso. Importante mencionar que poderão haver inscrições não aprovadas em função do não atendimento ao perfil exigido para o curso.

  • Qual o nível de conhecimento prévio em Higiene Ocupacional necessário para realizar o curso?

Não há exigência prévia de conhecimento sobre H.O. Somente são necessários conhecimentos básicos de física, química, biologia e matemática para o entendimento de conceitos relacionados.

  • Haverá disciplinas práticas em laboratório?

Sim, o curso oferecerá visita técnica a laboratórios especializados em equipamentos e análises relacionados à higiene ocupacional, oportunidade em que os alunos poderão conhecer em detalhes alguns equipamentos e acompanhar ensaios laboratorias realizados, bem como dirimir dúvidas sobre o tema. Além disso, serão ministradas aulas com a demonstração e utilização de equipamentos de coleta e medição direta/indireta de contaminantes químicos e agentes físicos.

  • O curso está inserido na modalidade pós-graduação Lato-Sensu?

O curso em Higiene Ocupacional será oferecida na modalidade Especialidade Profissional, regulamentada pela Pró-Reitoria de Extensão. Cursos nesta modalidade são integrantes do sistema de ensino da UNICAMP com oferecimento sob demanda, quando há quantidade suficiente de alunos inscritos/matriculados. Com disponibilidade abrangente em diversas áreas do conhecimento, estes cursos não são gratuitos e são destinados a portadores de diploma superior, principalmente atuando no setor produtivo privado (cargos e funções em empresas) que desejem atualização em áreas específicas que o mercado de trabalho exige. Já a modalidade Lato Sensu, que não é a modalidade deste curso, é destinada a portadores de diploma superior que tenham interesse pelo setor público e docência (cargos e funções governamentais, professores). A legislação federal e estadual vigente estabelece que os cursos na modalidade lato sensu devem ser gratuitos. As duas modalidades apresentadas de Especialização, Extensão e Lato Sensu, são adotadas pelas instituições públicas estaduais de São Paulo (UNICAMP, USP, UNESP e FATEC) atendendo as demandas de formação de profissionais no Brasil e no exterior.