Objetivos do Curso

Formar especialistas com competência técnica para analisar, propor e gerir soluções para problemas nas áreas de telecomunicações cabeadas e sem-fio de forma a provocar transformações na indústria e sociedade, alinhando-a com a evolução tecnológica de ponta.

Justificativa de oferta:

A evolução das tecnologias que envolvem a área de telecomunicações têm sido intensa nas últimas décadas. No cenário de globalização de mercados, a integração de sistemas de telecomunicações com capacidade de transmissão cada vez maiores, exige equipamentos versáteis e que permitem o processamento dessa informação em tempo real. Segundo o décimo Relatório Cisco® Visual Networking Index (VNI) Global Forecast and Service Adoption 2014-2019, o tráfego IP anual vai triplicar – atingindo os 2 zettabytes (mais de dois bilhões de Gigabytes anuais) – entre 2014 e 2019, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de  23% entre 2014 e 2019 (vide Fig. 1). Entre os principais fatores de crescimento estão o aumento do número de utilizadores da Internet, dispositivos pessoais e conexões Máquina-a-Máquina (M2M), maiores velocidades nos acessos de banda larga e a adoção de serviços de vídeo avançados. Em conjunto, espera-se que estas variáveis gerem um tráfego IP global com uma taxa de crescimento anual de 23%.  O aumento das conexões M2M – que vão triplicar nos próximos cinco anos até alcançarem 10.500 milhões a nível global – contribuem significativamente para a evolução da Internet das Coisas. A Internet das Coisas está sendo adotada por diversos setores – incluindo indústria, retalho, transporte, cuidados de saúde ou agricultura – e para casas inteligentes (contadores inteligentes, câmaras de vigilância, controladores de temperatura e iluminação, etc.).

Fig.1. Previsão de tráfego mundial de dados. Fonte: Cisco rel. 2014-2019

Aliado a este contexto, está sendo proposto um novos padrão para transmissão de sinais para serviços de telefonia móvel celular (padrão 5G), que visa otimizar o uso de troncos de fibra óptica com células de radiofrequência de raios de abrangência cada vez menores e com altas taxas de codificação de canal. Outro exemplo pode ser encontrado em novos padrões de TV Digital que baseiam-se em modulações de alta ordem com técnicas de multicamadas de transmissão. O dinamismo necessário para as implementações desses sistemas de telecomunicações pode ser obtido por meio de técnicas de prototipagem rápida, como as utilizadas no Software Defined Radio (SDS). A implementação e reconfiguração de redes a partir dessa técnica representam uma evolução nos equipamentos de telecomunicações, o que eleva a necessidade de profissionais que dominem a técnica. Por fim, o conhecimento de técnicas de gerenciamento de projetos em telecomunicações é fundamental os profissionais que trabalham com projeto e desenvolvimento na área.