Disciplinas

As disciplinas são ministradas no Campus da UNICAMP em Barão Geraldo.

Introdução às Telecomunicações

História das Telecomunicações. Componentes básicos dos sistemas de telecomunicações. Introdução aos sistemas de comunicações via rádio, via satélites, via meios ópticos e móveis. Noções de redes integradas e serviços de telecomunicações. Evolução dos sistemas de telecomunicações.

Introdução às Redes de Telecomunicações

Teleprocessamento, comutação e sinalização. Comutação por circuitos. Comutação por pacotes. Enlaces e canais de comunicação. Protocolos e Serviços. Modelos de referência. Camada de Aplicação. Camada de Transporte, Camada de Rede, Camada de Enlace, Camada Física.

Teoria da Informação e Codificação

Fundamentos da teoria da informação. Capacidade de canal. Codificação de fonte. Introdução aos campos finitos. Códigos de bloco lineares. Códigos cíclicos; Códigos convolucionais. Protocolos ARQ. Introdução à criptografia.

 

Processamento Digital de Sinais

Estrutura de realização de sistemas discretos: equação de diferença e função de transparência, resposta em frequência e estabilidade. Filtros Digitais: classificação e estruturas de realização.Transformada de Fourier: transformada discreta de Fourier e convolução circular, algoritmo da transformada rápida de Fourier e aplicações. Efeitos de quantização de coeficientes e variáveis. Projeto de filtros digitais: projeto de filtros recursivos, projeto de filtros não recursivos, considerações práticas para implementação.

 

Antenas e microondas

Tipos de Propagação. Propagação no espaço livre. Propagação na atmosfera. Influência do solo e de obstáculos. Propagação ionosférica. Efeitos da atmosfera na propagação de freqüência e de ondas milimétricas. Características Gerais das Antenas. Antenas Lineares de onda estacionária. Antenas de ondas caminhantes. Filtros, Casadores de Impedância, Transmissores, Receptores, Amplificadores Sintonizados de Baixo Sinal, Osciladores de RF. Modulação Analógica em Amplitude, Frequência e Fase, Misturadores, PLL e Sintetizadores de Frequência. Parâmetros de Espalhamento (parâmetro S). Dispositivos Passivos de Micro-ondas. Projeto de radares.

 

Comunicações Móveis

Sistemas de Comunicações Móveis: Introdução. Técnicas de predição de sinais: modelos de propagação e cobertura estatística. Caracterização do canal rádio móvel em ambientes internos e externos. Estudos de interferência. Modulação e sistemas de transmissão: Cálculo de relação S/N em ambiente com desvanecimento. Métodos de acessoem comunicações móveis. Novos padrões.

 

Redes de Comunicação Óptica

Sistemas Ponto-Ponto. Sistemas WDM. Tendências Evolutivas. Capacidade e fatores limitantes. Balanço de Potência. Critérios de Projeto. Enlaces com Amplificadores Ópticos. Compensação de dispersão. Efeitos não-lineares. Sistemas Ópticos em rede. Tipos de serviços. Redes locais. Redes metropolitanas. Redes CATV. Redes Integradas. Comutação Óptica. Medidas e caracterização de enlaces. Caracterização de fontes, receptores e sistemas. Ruídos. Dispositivos e subsistemas fotônicos avançados.

 

Televisão Digital

Introdução. Sistemas de TV acromáticos de baixa resolução e sinais envolvidos. Sistemas de TV a cores e sinais envolvidos. Modulação e demodulação de sinais de TV em AM-VSB. Transmissores e receptores e sua características. Dimensionamento de enlaces em UHF e SHF. Modulação demodulação FM. Análise e dimensionamento de TV a cabo. Fundamentos de TV de alta definição – HDTV: Principais sistemas, sinais de áudio e vídeo, digitalização, compressão, correção de erro e multiplexação. Padrões de TV Digital. Projeto de Sistemas de Televisão.

 

Internet das coisas

Conceitos Gerais : Apresentação do curso e da disciplina. Introdução/ Revisão de Conceitos Gerais / A Evolução da Internet e suas Limitações / Aparecimento da Internet das Coisas. Conceitos Gerais : Apresentação do curso e da disciplina. Introdução/ Revisão de Conceitos Gerais / A Evolução da Internet e suas Limitações / Aparecimento da Internet das Coisas. Arquiteturas envolvidas na IoT : OSI, TCP IP,  IoT, RFID, IPV6, WWW, COAP, Aplicações : Smart Grid, Healthcare, Infraestrutura, Veículos Autônomos, Prédios Inteligentes, Casas Inteligentes, Cidades Inteligentes.

 

Radio Definido por Software

Formar especialistas com competência técnica para analisar, propor e gerir soluções para problemas nas áreas de telecomunicações cabeadas e sem-fio de forma a provocar transformações na indústria e sociedade, alinhando-a com a evolução tecnológica de ponta.

 

Gestão de Projetos em Telecomunicações

Fundamentos sobre gerência de projeto de telecomunicação, Tipos de estruturas organizacionais de empresa, Tipos de inovação, Contextos de execução dos projetos de telecomunicações, Dimensões de um projeto de telecomunicações, Motivos do sucesso e fracasso de projetos de telecomunicações, Identificando um projeto de telecomunicação, Gerenciamento de integração de um projeto de telecomunicações, Detalhando a declaração do escopo de um projeto de telecomunicações, Elaboração da agenda, Gerenciamento de aquisições, Gerenciando os riscos em projetos de telecomunicações, Gerenciamento do orçamento em projetos de telecomunicações, Gerenciamento da comunicação em projetos de telecomunicações, Qualidade em projetos de telecomunicações, Gestão de projetos de telecomunicações adaptativa.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentar subsídios teórico-metodológicos que contribuem para a compreensão da Ciência, seu Método e sua evolução histórica. Concepção do projeto de um produto ou serviço na área de Telecomunicações. Proposta de mudança organizacional, (re-) modelagem e implantação de processos, planejamento de um sistema de telecomunicação.