- Em que nível de formação continuada está posicionado o curso?
O aluno que possui a graduação encontrará na especialização a oportunidade de aumentar o seu nível de formação profissional obtendo conhecimentos detalhados sobre a área de TELECOMUNICAÇÕES. Assim, poderá se posicionar mais adequadamente para escolhas de tecnologias e soluções, que podem incluir a necessidade de certificações.
O aluno que já possui certificações encontrará no curso a oportunidade de generalizar os seus conhecimentos, ampliando sua visão de diversas tecnologias relacionadas com TELECOMUNICAÇÕES, desvinculando-se de soluções específicas adotadas pelas empresas fornecedoras de equipamentos e ferramentas para Sistemas de TELECOMUNICAÇÕES.
Entre cursos de graduação, especialização e certificações, o curso de especialização em TELECOMUNICAÇÕES se coloca em posição intermediária entre a graduação e as certificações, preocupando-se com a empregabilidade ao aluno.
O aluno que possui a graduação encontrará na especialização a oportunidade de aumentar o seu nível de formação profissional obtendo conhecimentos detalhados sobre a área de TELECOMUNICAÇÕES. Assim, poderá se posicionar mais adequadamente para escolhas de tecnologias e soluções, que podem incluir a necessidade de certificações.
- Como está a demanda no mercado de trabalho para um especialista em Telecomunicações?
De modo geral, a valorização do profissional especializado tem sido crescente no mercado de trabalho. A alta competitividade entre empresas tem levado ao aumento da procura por profissionais especialistas, além de boas remunerações. Na própria macrorregião de Campinas, o número de empresas no setor, mesmo em período de crises, tem crescido.
- O Curso tem oferecimento apenas no meio do ano?
Sim. O curso de especialização será oferecido para início em Outubro de 2017, com inscrições sendo abertas até meados de Setembro.
- Há um limite máximo de alunos por turma. Ao fazer minha inscrição, notei que já há uma quantidade de inscritos acima da quantidade máxima. É possível que se consiga uma vaga para matrícula mesmo neste caso ?
Sim. Mesmo que já exista uma quantidade de inscritos acima do limite máximo de alunos, a ordem de inscrição não representa a ordem de seleção para matrícula. Além disso, alunos selecionados podem não efetivar a matrícula e também no conjunto de inscritos podem existir alunos não selecionados por não atender ao perfil.
- Qual o nível de conhecimento de TELECOMUNICAÇÕES necessário para realizar o curso?
No início do curso o aluno terá algumas disciplinas com conceitos básicos que permitirão acompanhar as disciplinas de conteúdo avançado. Desse modo, não é exigido conhecimento específico inicial.
- A seleção de aceitos para matrícula ocorre seguindo a ordem de inscrição do sistema da EXTECAMP?
Não. A seleção não prioriza a ordem das inscrições. A seleção de aceitos para matrícula segue critérios técnicos, com a avaliação do histórico acadêmico e currículo dos inscritos. A análise curricular envolve a avaliação das atividades profissionais exercidas pelos candidatos e o tempo de experiência.
Futuramente, a coordenação do curso pretende criar uma prova de conhecimentos para utilizar na seleção.
- Qual é a fase de carreira ideal para se fazer um curso de especialização ?
Depende do projeto de vida, mas entre as situações mais comuns temos:
- O curso pode ser utilizado por recém formados para potencializar o ingresso no mercado de trabalho.
- O curso pode destacar as competências que sustentam uma carreira em estabilização ou progressão.
- O curso pode reciclar os conhecimentos daqueles que não acompanham as inovações tecnológicas a algum tempo.
- O curso pode ser utilizado para alterar os rumos profissionais, estabelecendo novos caminhos e fronteiras.
- Ao todo, o curso envolve quantos sábados ?
O Curso ocorre em 54 sábados para as 11 disciplinas (prático/teóricas) obrigatórias e 6 sábados de realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Os 54 sábados não são agendados de maneira a ocorrem ininterruptamente. Durante o curso, além dos feriados regulares, ocorrem os sábados de recesso e férias acadêmicas, tipicamente no final/início (dezembro e janeiro) e meio do ano (julho) de cada ano.
- A UNICAMP é a emissora do certificado de conclusão ?
Baseado em suas atribuições como universidade, a UNICAMP, através de sua Diretoria Acadêmica (DAC), emitirá certificado de especialista para o aluno aprovado em todas as disciplinas do curso de Especialização.
Para ter o direito a este certificado, o aluno deve atender ao limite mínimo de freqüência para cada disciplina ( 75% – setenta e cinco por cento ) e a nota mínima para aprovação ( 7,0 – sete, em uma escala de 0 a 10). O certificado indicará que o aluno concluiu o Curso de Especialização, na modalidade extensão, em TELECOMUNICAÇÕES.
O aluno que não desejar ou não conseguir concluir o curso, pode solicitar à UNICAMP a emissão de certificado de conclusão de disciplinas isoladas do curso de Especialização.
- Há possibilidade de bolsa de estudos ?
O curso pode oferecer bolsa de estudo parcial (em pequena quantidade) apenas para candidatos aceitos para matrícula que comprovem (por documentos) terem renda baixa, em comparação com o valor das parcelas mensais do curso, mas que tenham condições de realizar e completar o curso pagando uma porcentagem do custo do curso. Toda solicitação de bolsa é avaliada, após aceitação de matrícula, considerando a documentação de renda apresentada e a disponibilidade de bolsa, dentro da cota disponível.
- As disciplinas do curso são práticas em laboratório?
Todas as disciplinas do curso têm conteúdo de aplicação prática (veja relação de disciplinas), voltado às demandas de conhecimento envolvidas com o trabalho em Telecomunicações. Aproximadamente, 60% das aulas do curso envolvem práticas em laboratório de informática ou eletrônica, sendo as demais aulas correspondendo a atividades de estudo, pesquisa e trabalhos de avaliação.
- Além da mensalidade, terei custos com o material didático?
Os materiais didáticos utilizados no curso ficam disponíveis em formato digital, em webgroup site com acesso exclusivo. Além disso, como aluno da UNICAMP, você tem acesso a um grande acervo de livros das diversas bibliotecas da universidade, nos campi de Campinas e Limeira, para complementar os estudos.
- Além do horário programado para as aulas, o curso irá requer horas adicionais para atividades?
O aluno deve gerenciar o seu tempo de dedicação ao curso. Considerando o volume e complexidade de conhecimento exigidos de um profissional que deseja ser um especialista em TELECOMUNICAÇÕES, será necessário um tempo de dedicação, de acordo com cada disciplina, para a realização de estudos, pesquisas, programação, projetos, simulações e etc., que podem ser realizadas individualmente ou em equipe, a critério do professor. O aluno deve gerenciar o seu tempo para que aproveite ao máximo o curso sem prejuízo de suas atividades profissionais, familiares e sociais.
- Quais são as formas de pagamento ?
Há somente duas formas de pagamento. O pagamento do valor total do curso, na matrícula, ou o mesmo valor parcelado mensalmente até o término do curso. Ambas as formas de pagamento são realizadas por boleto bancário.
- Onde é realizado o curso, Campinas ou Limeira ?
O curso é totalmente realizado em Campinas.
- O curso está inserido na modalidade pós-graduação Lato-Sensu ?
A UNICAMP tem 2 modelos de oferecimento de cursos de especialização. A Especialização em TELECOMUNICAÇÕES está na modalidade Extensão Universitária, sendo regulamentada pela Pró-Reitoria de Extensão.
Os cursos desta modalidade são integrantes do sistema de ensino da UNICAMP com oferecimento sob demanda, quando há quantidade suficiente de alunos inscritos/matriculados. Com disponibilidade abrangente em diversas áreas do conhecimento, estes cursos não são gratuitos e são destinados a portadores de diploma superior que tenham interesse pelo setor produtivo privado (cargos e funções em empresas), para efeito de ingresso ou progressão de carreira em empresas e corporações que concorrem no mercado de trabalho.
A Especialização na modalidade lato sensu, que não é a modalidade deste curso, é destinada a portadores de diploma superior que tenham interesse pelo setor público e docência (cargos e funções governamentais, professores). A legislação federal e estadual vigente estabelece que os cursos na modalidade lato sensu devem ser gratuitos.
As duas modalidades apresentadas de Especialização, Extensão e lato sensu, são adotadas pelas instituições públicas estaduais de São Paulo (UNICAMP, USP, UNESP e FATEC) atendendo as demandas de formação de profissionais no Brasil e no exterior.
Ambas as modalidades de cursos contemplam:
Carga horária mínima de 360 horas de aula;
Corpo docente qualificado (mestres, doutores e especialistas);
Realização de trabalho de conclusão de curso (opcional na extensão e obrigatório no lato-sensu); Frequência mínima (75%) e notas mínimas (7.0) para aprovação.
A maioria dos cursos de especialização oferecidos pela UNICAMP são na modalidade extensão universitária. São cursos oferecidos a mais de 20 anos, tendo ampla aceitação e reconhecimento no setor produtivo privado, em todas as áreas de atuação, incluindo telecomunicações e eletrônica.
- O formado no curso pode ministrar aulas em instituições de ensino de nível superior ?
O curso de Especialização em TELECOMUNICAÇÕES não tem o objetivo de preparar o aluno para a docente, pois todas as disciplinas são estritamente tecnológicas, não havendo disciplinas de cunho educacional/pedagógico. Contudo, o aluno pode ter as competências para a docência oriundas de outro curso e desta forma, agregar ambas as capacitações. Instituições de ensino privado costumam não diferenciar as duas modalidades especialização, contratando docentes que possuam especialização em qualquer das modalidades.
- Porque a especialização em TELECOMUNICAÇÕES requer um trabalho de conclusão, se ele não é obrigatório para o modelo extensão ?
A coordenação do curso optou pela especialização no modelo extensão, por estar mais alinhado com o interesse/necessidade da maioria do público (profissionais) da área de TELECOMUNICAÇÕES, objetivando que o aluno tenha a máxima profundidade nos estudos relacionados a esse tema.
Para atingir este objetivo pedagógico, a coordenação elaborou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) contemplando a realização obrigatória de um trabalho final, para que o aluno realize uma pesquisa prática, com profundidade, sobre um tema de seu interesse dentro da área de TELECOMUNICAÇÕES, aplicando-o sobre as demandas atuais e futuras de seu trabalho em empresas.
- Estou no último semestre de meu curso de graduação. Posso realizar a inscrição mesmo não tendo concluído o curso ?
O período de inscrição é encerrado em meados de Setembro. Até este mês, o interessado deverá ter concluído a sua graduação. Recomenda-se que o interessado aguarde até possuir a confirmação, de sua instituição, que concluiu o curso de graduação para então fazer a inscrição e poder consolidá-la com o envio de todos os documentos.
- Não disponho de um dos documentos solicitados. A matrícula é possível neste caso ?
Todos os documentos solicitados nas instruções de inscrição devem ser obrigatoriamente entregues. Caso haja falta de algum documento ao final do período de inscrição, a inscrição não será aceita para o processo de seleção de matrícula.