A Arena ANTP, evento realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos, cuja última edição havia ocorrido em 2019, retornou este ano à São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Transamérica Expo Center. O Congresso de Mobilidade Urbana reuniu palestras relacionadas e estandes de empresas de destaque no setor, que aproveitaram a oportunidade para apresentar as mais recentes inovações da indústria de transportes.

Volvo Group, Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, BYD Brasil, Marcopolo S.A. e Volkswagen do Brasil são algumas das empresas que marcaram presença no setor automobilístico, demonstrando as inovações de seus respectivos veículos. Além disso, inovações no setor do transporte público foram apresentadas por empresas como: Cittamobi, AUTOPASS S/A, X4Fare, Transdata e outras.

Destaca-se a participação da Engenharia de Transportes da Unicamp, com alunos do curso marcando presença na Arena. Essa presença proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer os projetos mais recentes no âmbito automotivo, de mobilidade urbana e transporte público, além de permitir que desfrutassem de palestras relevantes da área, como “O momento da mudança no transporte público coletivo brasileiro”, “A Indústria de ônibus elétricos a bateria e as soluções para qualquer sistema viário das cidades brasileiras”, “Soluções da engenharia de tráfego”, e “O trem intercidades está chegando”.

As palestras apresentaram profissionais de destaque de diversos setores dos transportes, destacando a importância de discutir e promover essas inovações, demonstrando seu papel crucial na melhoria da mobilidade nas cidades e no desenvolvimento de soluções para os desafios contemporâneos relacionados ao transporte público.