GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES NA UNICAMP

A Engenharia de Transportes é o ramo responsável pela criação, operação e manutenção de sistemas de transportes, que ofereçam boas condições de mobilidade a pessoas e cargas. É um ramo da engenharia sob o “guarda-chuva” da Engenharia Civil, cujas disciplinas de graduação são focadas em conteúdos específicos para construção de pontes, estradas, portos e aeroportos, e para a operação de sistemas multimodais de transportes.

O curso de Engenharia de Transportes da Unicamp é oferecido pela Faculdade de Tecnologia, localizada na cidade de Limeira/SP. O curso possui 3780 horas, divididas em 12 semestres em período noturno. O projeto pedagógico é estruturado para formar, de maneira sólida, um profissional com conhecimento generalizado em todos os modais, e preparado para atuar de forma especializada no modal terrestre: Sistemas de transporte rodoviário e ferroviário.

As 55 vagas oferecidas anualmente são divididas entre as seguintes formas de ingresso:

40 vagas destinadas ao Vestibular UNICAMP, sendo 8 vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos e pardos pela política de cotas;
5 vagas destinadas ao ProFIS;
2 vagas destinadas ao Vestibular Indígena;
6 vagas de ampla concorrência do Edital ENEM-UNICAMP, podendo se transformar em 11 vagas, caso sejam selecionadas 5 delas para autodeclarados pretos e pardos. Há flexibilidade na destinação das vagas entre Vestibular UNICAMP e Edital ENEM-UNICAMP;
2 vagas no Edital de Vagas Olímpicas.

* As vagas disponibilizadas às formas alternativas de ingresso, caso não preenchidas, retornam ao Vestibular UNICAMP, e são preenchidas pela ampla concorrência.