Goiânia planeja implantar indústrias de processamento de resíduos sólidos urbanos

Uma equipe da Comurg visita, nesta semana, cidades paulistas referências em destinação de resíduos sólidos urbanos. O objetivo é observar os modelos adotados pelos municípios e adaptar as técnicas em Goiânia. De acordo com o presidente da Comurg, Alex Gama, a capital deve ganhar indústrias de processamento de resíduos sólidos urbanos.

“Nós estamos aqui conhecendo esses processos para que a gente possa implementar em Goiânia o que acontece aqui. Inclusive, levando para nossa cidade as indústrias que processam esse material, que usam o resíduo urbano como acondicionamento”, detalhou.

Em entrevista ao Sagres Sinal Aberto edição almoço, Alex Gama revelou que, no total, a equipe deve visitar sete cidades metropolitanas de São Paulo. Eles já passaram por Paulínia, Salto, Santana de Parnaíba, Jundiaí e São Paulo. “O que nós vimos em Salto, por exemplo, é que independente do material que você acondiciona em sua casa, ele é reaproveitado, ele não vai para o aterro sanitário. Todo esse material é selecionado em uma usina de triagem e todo material, independente da composição, ele é separado e enviado para indústrias de aproveitamento”, relembrou.

Confira a entrevista na íntegra:

Para viabilizar a instalação das indústrias em Goiânia será necessário que o município apresente volume de resíduos. Para isso o presidente da Comurg destacou que o serviço deve receber materiais de outras cidades goianas e até de Minas Gerais. “O trabalho dessas indústrias de processamento não se viabiliza se você está falando de uma única cidade. Então, essa questão é da região Centro-Oeste e não de Goiânia”, explicou.

Alex Gama destacou ainda que o objetivo final de todas essas implementações é deixar de utilizar aterro sanitário futuramente. Segundo ele, os planos são de que as indústrias cheguem em Goiânia ainda na gestão atual.

Texto originalmente publicado:

DA REDAÇÃO. Goiânia planeja implantar indústrias de processamento de resíduos sólidos urbanos – Sagres Online. Sagres Online. Disponível em: <https://sagresonline.com.br/goiania-planeja-implantar-industrias-de-processamento-de-residuos-solidos-urbanos/>. Acesso em: 5 Jul. 2021.