Neoenergia utiliza novas tecnologias para fiscalizar áreas de proteção ambiental

Equipamento permite o acesso a imagens de alta resolução nas áreas de usinas hidrelétricas

A Neoenergia está utilizando novas tecnologias para monitorar a ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos reservatórios e para o apoio nas atividades relacionadas à organização fundiária. Os drones, como são popularmente conhecidos os veículos aéreos não-tripulados (VANTs), são equipamentos que possibilitam o acesso a imagens em alta resolução, que podem ser trabalhadas por meio de ferramentas de fotogrametria, geoprocessamento e sensoriamento remoto, dando mais agilidade e objetividade ao controle dessas áreas.

Através do equipamento, que está sendo utilizado nas usinas hidrelétricas Baixo Iguaçu (PR), Corumbá III (GO) e Teles Pires (MT/PA), podem ser obtidos mosaicos de imagens de determinados locais, são as chamadas ortofotos, que, por sua vez, permitem que os técnicos possam avaliar e acompanhar de maneira detalhada a recuperação das Áreas de Preservação Permanente com um enfoque mais amplo. Em Baixo Iguaçu, por exemplo, a APP se estenderá até o Parque Nacional do Iguaçu, consolidando um Corredor de Biodiversidade por onde espécies poderão transitar e VANTs apoiarão nas atividades de consolidação dessas áreas protegidas.

De acordo com a companhia, nas APPs são desenvolvidos diversos programas ambientais definidos em conjunto com os órgãos licenciadores, com objetivos como a recuperação de áreas degradadas, monitorar a fauna, flora e promover o reflorestamento. O uso dos drones tem ainda uma vantagem para a segurança ocupacional dos técnicos. Com os dispositivos, é possível ter acesso à visualização da área de forma completa e rápida, reduzindo a necessidade de trabalhos em campo.

Texto originalmente publicado:

THUNDERS. Neoenergia utiliza novas tecnologias para fiscalizar áreas de proteção ambiental. Canalenergia.com.br.Disponível em<https://www.canalenergia.com.br/noticias/53171523/neoenergia-utiliza-novas-tecnologias-para-fiscalizar-areas-de-protecao-ambiental>. Acesso em: 6 May 2021.