Agrotóxicos

Trabalhos realizados por alunos de graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Controle Ambiental na disciplina de Toxicologia Regulatória. 

Características Físico-Químicas e Toxicológicas do Ciflumetofem e suas Implicações Ambientais

O ciflumetofem é um acaricida utilizado para o controle do Ácaro-da-leprose (Brevipalpus phoenicis) e Ácaro-purpúreo (Panonychus citri) em culturas de citrus. O objetivo deste trabalho foi revisar na literatura dados sobre o ciflumetofem, suas propriedades físico-químicas e seus dados toxicológicos para, a partir deles, derivar critérios de potabilidade e de proteção da vida aquática, bem como verificar sua ocorrência em águas superficiais para possibilitar a avaliação dos riscos.

Baixar arquivo

Características Físico-Químicas e Toxicológicas do Clomazona

O Clomazona é um herbicida utilizado no combate de ervas daninhas especialmente em plantações de arroz irrigado e cana de açúcar. Este trabalho apresenta as características físico-químicas e toxicológicas do clomazona, sua ocorrência em águas brasileiras e calcular critérios para proteção da vida aquática e de potabilidade com base nos dados encontrados, tendo em vista que o clomazona ainda não é regulamentado no Brasil.

Baixar arquivo

Características Físico-Químicas e Toxicológicas da Tolifluanida

A Tolifluanida é um fungicida aplicado e autorizado em diversas culturas como algodão, feijão, milho e soja. O presente trabalho expõe informações acerca das características físico-químicas e toxicológicas da Tolifluanida, dados de ocorrência ambiental e como ela é regulamentada do ponto de vista ambiental no Brasil e em outros países.

Baixar arquivo

Características Físico-Químicas e Toxicológicas do Triticonazol

O triticonazol é um fungicida utilizado no tratamento de pragas das culturas do trigo e cevada. O presente artigo tem como finalidade apresentar informações sobre as características físico-químicas e toxicológicas do Triticonazol, dados de ocorrência ambiental, regulamentação para o contexto ambiental no Brasil e em outros países, assim como propor critérios de potabilidade e de proteção para a vida aquática.

Baixar arquivo