Publicações Técnicas

Guia de Potabilidade Para Substâncias Químicas

O objetivo deste guia é fornecer subsídios técnico-científicos para que os setores de Saúde, Meio Ambiente, Saneamento, Recursos Hídricos, Agências reguladoras, Ministério Público e entidades privadas possam iniciar uma discussão sobre o processo de priorização de substâncias químicas a serem regulamentadas no Estados de São Paulo, critérios a serem adotados, limitações tecnológicas e ferramentas para proteção da saúde de populações que consomem águas fora dos padrões de potabilidade ou oriundas de áreas contaminadas.

Clique aqui para acessar

Protocolo Para Derivação de Critérios de Qualidade da Água
Para o Consumo Humano e Para Proteção da Vida Aquática no Brasil 

No Brasil é comum o uso de critérios ou padrões definidos por países com diferenças de clima, temperatura, tipo de água e solo, além das diferenças tecnológicas. Há uma lacuna no que se refere a métodos para definição dos padrões utilizados nas normas legais brasileiras.

A derivação de critérios é um processo contínuo, pois tanto os valores toxicológicos das substâncias, os parâmetros usados nos algoritmos de cálculo mudam conforme o avanço da ciência. Parece então evidente que o Brasil desenvolva suas próprias regras para a derivação de critérios ambientais e ocupacionais. Dessa forma, os trabalhos tratam-se de propostas de método para o estabelecimento de critérios de qualidade da água para o consumo humano e para a proteção da biota aquática.

Protocolo Para Derivação de Critérios de Qualidade da Água Para o Consumo Humano no Brasil (PDF)

Protocolo Para Derivação de Critérios de Qualidade da Água Para a Proteção da Vida Aquática no Brasil (PDF)

Fundamentos da Gestão da Qualidade das Águas Superficiais

O livro não pretende ser um guia técnico para aplicação da resolução CONAMA 357/2005. Ele apenas aborda o tema de forma simplificada e amigável, procurando despertar no leitor o interesse pelas bases legais e técnicas relacionadas à gestão do recurso hídrico superficial. Os temas foram escolhidos de forma a apresentar e esclarecer as principais dúvidas que vêm sendo elencadas pelos usuários desta norma, com base na experiência de mais de 20 anos dos autores ministrando palestras e cursos sobre o assunto.

Cartilha (PDF)

Corantes: Caracterização Química, Toxicológica, Métodos de Detecção e Tratamento

Corantes são moléculas orgânicas, naturais ou sintéticas, largamente empregados em diversas indústrias, como a têxtil, alimentícia, farmacêutica, de couros, de cosméticos, de combustíveis, entre outras. A baixa fixação dos corantes em fibras têxteis, couros e cabelos tem sido responsável pela contaminação de efluentes, águas superficiais e águas de beber, gerando problemas ambientais e à saúde pública, pois alguns corantes são genotóxicos, mesmo em baixas concentrações. Nesse livro, apresenta-se um abordagem multidisciplinar sobre corantes, a partir de diversas abordagens – características e critérios de classificação, avaliações genotóxicas e ecotóxicas mais recentes, modernos métodos de quantificação e de tratamento de efluentes, buscando aumentar a conscientização do público sobre o uso e o descarte de corantes.

Corantes: Caracterização Química, Toxicológica, Métodos de Detecção e Tratamento (PDF)

Ecotoxicologia Aquática: Princípios e Aplicações

Esta obra aborda o histórico e a evolução dessa ciência no mundo, a introdução e o destino de agentes químicos no ambiente, os princípios e a terminologia utilizados nessa ciência, assim como as formas de aplicação dos resultados de ensaios ecotoxicológicos no controle da poluição hídrica. Destaca-se, ainda, a seleção e cultivo de organismos aquáticos, os ensaios ecotoxicológicos rotineiramente utilizados em águas continentais/marinhas e sedimentos, a comparação entre resultados laboratoriais e resultados de campo, o fundamento das análises estatísticas empregadas, o controle da qualidade analítica dos ensaios ecotoxicológicos, mecanismos de ação e testes bioquímicos, bioacumulação e biodegradação de substâncias, mutagenicidade ambiental, a problemática das algas tóxicas. Já os temas relativos ao monitoramento e a avaliação de risco ecotoxicológicos são demonstrados com exemplos práticos, bem como na avaliação de periculosidade ambiental. São também descritos os aspectos legais atuais que dão suporte à utilização dos ensaios ecotoxicológicos, seja para monitoramento ambiental, seja para a classificação e registro de substâncias e preparados químicos.

Clique aqui para acessar

Predição da toxicidade aquática de corantes

A Biblioteca Max Weaver Dye (MWDL) da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) é um repositório de cerca de 98.000 corantes sintéticos. Historicamente, os usos desses corantes incluem a coloração têxtil, coloração de papel, embalagens, cosméticos e produtos domésticos. No entanto, pouco é relatado sobre suas propriedades ecotoxicológicas. Prevê-se que modelos de previsão possam ser usados ​​para ajudar a fornecer essas informações. O objetivo do trabalho foi determinar se um modelo QSAR (relação quantitativa estrutura/atividade) recentemente desenvolvido, baseado nas técnicas ACO-SVM, seria adequado para esse objetivo.

Towards a reliable prediction of the aquatic toxicity of dyes (PDF)

Revista Citricultura: O segredo da água potável

Trecho da Revista Citricultura, em que Gisela de Aragão Umbuzeiro comenta sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e como isso tem impacto direto na qualidade e na disponibilidade da água na atualidade.

Clique aqui para acessar

Critérios de qualidade de água para consumo humano e as diferentes normas brasileiras com foco nas substâncias químicas

Este artigo tem como objetivo informar e discutir os critérios de potabilidade das atuais legislações que, por diversas vezes, possuem valores divergentes para uma mesma substância, além de fazer uma comparação com critérios adotados por outros países e os recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma análise das possíveis causas dessas divergências é discutida no artigo. É possível concluir que existe a necessidade urgente de padronizar a derivação dos critérios no país e harmonizar os valores apresentados entre as legislações que apresentam critérios de água de consumo humano.

Clique aqui para acessar